WhatsApp Web vai funcionar sem depender do Celular

O WhatsApp tem testado diversas funcionalidades novas, inclusive, já relatamos aqui no Tudo Bahia, como o aumento nas imagens de descrição de links para evitar cliques em fontes duvidosas. Agora, nesta quarta-feira (14) a plataforma pertencente ao mesmo grupo do Facebook, passou a testar outra funcionalidade: o uso do mesmo usuário em mais de um […]

O WhatsApp tem testado diversas funcionalidades novas, inclusive, já relatamos aqui no Tudo Bahia, como o aumento nas imagens de descrição de links para evitar cliques em fontes duvidosas. Agora, nesta quarta-feira (14) a plataforma pertencente ao mesmo grupo do Facebook, passou a testar outra funcionalidade: o uso do mesmo usuário em mais de um dispositivo.

continua depois da publicidade

Conforme anunciado em sites especializados em tecnologia da comunicação, a função poderá permitir que um usuário use o WhatsApp Web, por exemplo, sem a necessidade do aparelho raiz da conta estar ao menos ligado, como ocorre atualmente.

Para se usar o WhatsApp Web é necessário conectar-se através do aparelho celular e o dispositivo precisa estar com internet, ligado e próximo ao desktop. Com a atualização é possível, por exemplo, estar em qualquer lugar do mundo, distante de seu aparelho original, mesmo assim usar a plataforma. Isso já ocorre com o Facebook e Telegram.

continua depois da publicidade

A companhia garante que esta atualização manterá o mesmo nível de privacidade e segurança que já possui. O WhatsApp utiliza criptografia de ponta a ponta, isso significa que as conversas seguem uma sequência de códigos embaralhados, exclusivos no celular de cada usuário. Como o Facebook e até mesmo o concorrente Telegram utilizam o sistema de nuvem e têm os dados operando em seus servidores é mais fácil essa sincronização em outros aparelhos, porém, o WhatsApp por ser criptografado foi preciso buscar uma solução para esse problema.

Portanto, a grande sacada dos programadores da companhia foi basicamente desenvolver clones dos aparelhos originais e desenvolver uma chave criptografada para cada dispositivo cadastrado. Assim, manterá a segurança no processo de armazenamento das mensagens no sistema de criptografia. A maneira de conectar no desktop permanece da mesma forma na primeira vez, ou seja, é preciso conectar através do scanner do QR code no seu aparelho (computador, notebook). A diferença é que ele não se desconectará mais após o celular descarregar ou não estiver com você.

Na prática o sistema funcionará enviando as mensagens recebidas por você através de cópias para os demais aparelhos conectados ao seu. No momento, poucos usuários estão testando este recurso através do WhatsApp Beta (utilizando para testes as inovações). Caso você queira tentar ser um testador desta e outras utilidades do WhatsApp basta se cadastrar.

continua depois da publicidade

Cadastro como testador

No Google Play o usuário precisa entrar na “Página do Programa de Testes” e em seguida clicar em “Tornar um testador”. Logo em seguida aparecerá a mensagem: “You are a tester” aí basta só atualizar o aplicativo através da página do WhatsApp no Google Play.

Para quem usa iPhone o processo consiste em baixar o “TestFlight” (plataforma de testes para todos os aplicativos do IOS). No TesteFlight procure a página do WhatsApp em seguida clique em “Acept” que significa aceitar em inglês e apenas confirme a instalação do Beta e clique em “Install”. Depois basta abrir para poder já utilizar o recursos de testes.

Existe uma espécie de fila para os usuários de testes, ou seja, nem todos conseguirão ter a liberação para utilizar os recursos de testes. De acordo vão surgindo vagas a plataforma vai liberando outros usuários a partir do controle de usuários que é limitado. Outra informação sobre a versão Beta é que ela carrega riscos de perda de dados e ter travamentos, pois, como se sabe, é uma área de testes.

continua depois da publicidade