Embraer recebe encomenda de até 100 ‘carros elétricos voadores’

Para este ano de 2021, a Embraer pretende realizar o primeiro voo com um protótipo dos carros voadores. Saiba mais.

A empresa transnacional brasileira Embraer já está recebendo encomendas para seus primeiros “carros voadores”. O eVTOL, que está sendo desenvolvido pela Embraer, é uma espécie de helicóptero mais leve, tendo algumas hélices movidas a partir da eletricidade.

continua depois da publicidade

De fato, tem tudo a ver com uma espécie de carro elétrico voador. A sigla eVTOL, em inglês, quer dizer “veículo elétrico de pouso e decolagem vertical”. A empresa divulgou que recebeu sua maior encomenda, com um pedido de 100 “carros-voadores”.

As entregas das encomendas devem ocorrer, conforme o previsto, a partir de 2026. De acordo com o que foi ventilado pela mídia, a entrega será destinada a empresa de compartilhamento de aeronaves Avantto. Empresas de táxi aéreo também já estão de olho na novidade. A Helisul, por exemplo, já teria encomendado 50 unidades.

continua depois da publicidade

Todavia, a Embraer ainda está em processo de desenvolvimento da tecnologia e precisa passar pelo crivo da certificação das entidades, que fazem a regulação dos transportes aéreos. Na corrida pela tecnologia dos “carros-voadores”, muitas empresas no mundo estão se desdobrando para apresentar de forma mais exclusiva no mercado a novidade.

Os valores de mercado da tecnologia não foram divulgados, mas já foi adiantado que existe um estudo tecnológico que busca tornar esses veículos voadores autônomos. Ou seja, sem a necessidade de pilotos. Com isso, os custos para empresas de táxi aéreo, por exemplo, ficariam bem menores.

Para este ano, a Embraer pretende realizar o primeiro voo com um protótipo dos carros voadores. De acordo com o presidente da Eve, o modelo 1.1 fará voo de teste sendo controlado remotamente.

continua depois da publicidade