Modo noturno: saiba como deixar o seu WhatsApp ainda mais escuro

A opção de ajustar o brilho de fundo das conversas está disponível para o aplicativo WhatsApp. Saiba como é possível ativá-lo.

Nos últimos anos, os aparelhos celulares tem oferecido uma qualidade de iluminação alta, o que melhora a experiência de foto e vídeo. No entanto, quando o assunto é leitura, alguns usuários se sentem desconfortáveis com o excesso de brilho. Uma opção que tem sido disponibilizada é o “Modo Noturno”.

continua depois da publicidade

A opção de ajustar o brilho de fundo das conversas está disponível para o aplicativo WhatsApp. Esse modo é indicado para o uso do aparelho em ambientes escuros. Mas você sabe como alterar o plano de fundo para o modo noturno?

Ajustando o brilho de fundo

A primeira coisa que a se verificar é se a função “Modo Noturno” ou “Modo Escuro” está disponível no aplicativo do WhatsApp para dispositivos Android e iOS. Daí basta seguir esses passos:

continua depois da publicidade
  1. Acesse a opção “Configurações” do seu celular;
  2. Vá a categoria “Conversas”;
  3. Em seguida, clique em “Papel de parede”;
  4. Nesse local, é possível ajustar o brilho do fundo das conversas, para mais ou menos escuro, em uma barra que fica embaixo do papel de parede.

Benefícios do modo noturno

Você pode estar perguntando: existe um benefício real em usar o celular no “Modo Noturno” ou “Modo Escuro”? A resposta é: Depende.

No caso do uso do celular em ambientes com pouca ou nenhuma claridade, realmente é benéfico o uso do modo escuro, pois evita fadiga ocular. Porém, o uso da cor branca com texto escuro garante uma leitura melhor em qualquer ambiente, sobretudo para pessoas com astigmatismo.

Para celulares com tela OLED ou AMOLED, o uso do modo noturno contribui para a economia do uso da bateria. Ao passo que, para telas LCD, apesar da ativação do modo escuro, sempre que a tela estiver apresentando informações, toda a luz de fundo estará ativada. Isso não oferece uma vantagem real para o consumo de bateria.

continua depois da publicidade