WhatsApp: backup das mensagens pode ser protegido com senha; entenda

Backup das mensagens do WhatsApp, salvos no aparelho ou em serviços de nuvem, poderá ser protegido com senha. Saiba mais.

Agora, o backup das mensagens do WhatsApp poderá ser protegido por senha. A novidade foi anunciada na última quinta-feira, 14 de outubro de 2021, e levará a tecnologia de criptografia de ponta a ponta para a cópia de segurança das conversas.

continua depois da publicidade

O recurso será importante para os usuários. Se o aparelho for roubado ou clonado, o invasor não conseguirá recuperar o histórico dos chats sem incluir a senha cadastrada.

Backup das mensagens do WhatsApp

Além de garantir a privacidade do usuário, a proteção vai abrir brecha para que as autoridades policiais e judiciais acessem o histórico da conta por meio do arquivo de backup. Há cinco anos, isso não é possível em razão da criptografia de ponta a ponta, que protege o conteúdo das conversas para que ele só possa ser visto por quem o enviou e quem o recebeu.

continua depois da publicidade

Com o novo serviço, os backups salvos estarão disponíveis no aparelho ou em serviço de nuvem, como Google Drive. Assim, apenas terá acesso quem tiver a chave para desbloquear o backup.

Para ativar a opção, você deve seguir os seguintes passos:

  • Acesse o item de configurações do WhatsApp no seu celular;
  • Escola a opção “conversas”, depois “backup de conversas” e, por fim, “backup criptografado ponta a ponta”;
  • Clique em “continuar” e siga com as instruções e crie uma senha ou chave de criptografia;
  • Clique em “OK” e aguarde.

Os usuários receberão, posteriormente, uma chave de criptografia com 64 dígitos, que deverá ser utilizada para liberar o acesso ao arquivo armazenado na nuvem. Como são muitos dígitos a serem memorizados, o WhatsApp terá opção de criar uma senha especial, com uma espécie de cofre, que vai armazenar a chave de 63 dígitos.

continua depois da publicidade

Para isso, será preciso seguir os seguintes passos:

  • Informar a senha pessoal para abrir o cofre;
  • Com a liberação, o aplicativo informará ao usuário a chave de criptografia.

É importante estar atento às senhas, pois conforme o aplicativo informa, não será possível restaurar o backup sem a chave de criptografia.