Google Drive tem lixeira? Onde ela fica? Descubra aqui

Caso ocorra de apagar um arquivo importante sem ser de maneira intencional, saiba que é possível recuperá-lo na lixeira do Google Drive.

Armazenamentos e sincronização de dados podem ocorrer por meio do Google Drive, principalmente para quem tem arquivos importantes a serem preservados. O serviço apresentado pelo Google em 2012 segue sendo uma importante ferramenta da plataforma para auxiliar em nosso cotidiano.

continua depois da publicidade

Mesmo com cerca de nove anos no mercado, muita gente ainda não sabe, por exemplo, que o Google Drive possui uma lixeira. Todas as vezes que apagamos um arquivo, ele vai diretamente para a lixeira e fica por lá até 30 dias antes de ser removido definitivamente.

Caso ocorra de apagar um arquivo importante sem ser de maneira intencional, saiba que é possível recuperá-lo na lixeira do Google Drive. Outro detalhe é que a lixeira pode ser esvaziada para liberar mais espaço no Google Drive e, desse modo, ter mais capacidade de armazenamento de arquivos.

continua depois da publicidade

É possível encontrar a lixeira, fazer uma limpeza ou restaurar um arquivo de forma muito rápida e fácil. Veja como:

  • Abra o aplicativo do Google Drive em seu celular. Caso não esteja facilmente visível na tela, provavelmente, estará na pasta de produtos do Google. Após abrir o aplicativo, vá até o canto superior esquerdo e toque no ícone de “três linhas”;
  • Feito isso, aparecerá um menu com opções “Recentes”, off-online, “Lixeira”, “Backups”, “Configurações”, “Ajuda e feedback” e “Armazenamento”;
  • Entre todas essas opções, clique em “Lixeira” e abrirá todos os arquivos que estão disponíveis;
  • Ao lado de cada arquivo, haverá um menu de três linhas ou bolinhas em que, clicando sobre ele, aparecerá as opções de “restaurar” ou “excluir definitivamente”;
  • Caso a intenção seja excluir todos os arquivos da lixeira, é só marcar todos os arquivos clicando no canto superior direito nas “Três linhas”. Após marcá-lo, é só escolher a opção “Excluir definitivamente”.

Como excluir no desktop

Para excluir ou restaurar arquivos da lixeira em seu computador (desktop), o processo é ainda mais simples. Ao abrir o Google Drive o menu lateral, já aparecerá a opção correspondente.

Basta ir na opção lixeira e, em seguida, clicar com o lado direito do mouse no arquivo desejado. Aparecerá as opções “Restaurar” e “Excluir definitivamente”.

continua depois da publicidade

Para excluir todos os itens da lixeira, é só clicar na parte superior na opção “Esvaziar a Lixeira”.