Saiba como obter a versão digital do CRLV de maneira gratuita

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) digital substitui a versão impressa. Veja como pedir a sua.

A digitalização dos sistemas não ficou apenas para entretenimento, passatempo ou diversão. Agora, até os documentos podem ser digitais. Este é o caso do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico, que é o documento do seu veículo (moto, ônibus, carro, etc.), e pode ser acessado no seu celular, com o CRLV digital ou CRLV-e.

continua depois da publicidade

A novidade está disponível desde o mês de junho de 2020. A validade do documento, no entanto, permanece a mesma do documento impresso. Vale lembrar que o documento não vai mais para a residência do condutor e caso ele queira, deverá imprimir.

Com obter o CRLV digital?

Para ter direito ao acesso do documento, será necessário que o licenciamento daquele ano esteja pago junto ao Departamento de Trânsito de Jurisdição do veículo (Detran do seu Estado).

continua depois da publicidade

Acessar o documento é simples, fácil e gratuito, e pode ser realizado em duas formas, conforme a natureza do veículos. Confira, a seguir, como obter o CRLV digital:

CRLV-e pessoa jurídica

Neste caso, conforme informações do Ministério da Infraestrutura, será necessário possuir o Certificado Digital ICP-Brasil (A1 ou A3), emitido em nome da pessoa jurídica que detém a posse do veículo. Para isso, é preciso realizar os seguintes passos:

  1. Acesse o endereço eletrônico do Portal de Serviços do Denatran;
  2. Clique na opção “Entrar com gov.br” e depois selecione o “Certificado digital”;
  3. Acesse “Meus Veículos” na tela inicial;
  4. Depois, quando forem exibidos os veículos registrados em nome da pessoa jurídica, clique sobre o veículo que deseja obter o documento;
  5. Agora é só baixar o CRLV digital, nos formatos “pdf” ou “p7s”.

CRLV-e pessoa física

Para acessar a versão digital de pessoa física, o solicitante deve ter o Código de Segurança do CRV e o número do Renavam. Depois, é só seguir os seguintes passos:

continua depois da publicidade
  1. Baixe em seu celular o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito (CDT)”;
  2. Depois, cliente em “entrar com gov.br” e realize o seu cadastro;
  3. Agora, na tela inicial, clique em “Veículos”;
  4. Selecione a opção “Toque aqui para adicionar um CRLV”;
  5. Forneça o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) do veículo que deseja acessar o documento;
  6. Agora é só digitar o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo (CRV).

É importante destacar, no entanto, que é sempre importante ter o documento impresso, caso o aplicativo não esteja funcionando no momento de uma abordagem policial. Caso você vá imprimir o documento, utilize folha A4.