WhatsApp: saiba como desativar o download automático de mídia no app

O download automático é o grande vilão e responsável por esses arquivos serem baixados em seu aparelho celular. Saiba como desativá-lo.

Não existe nada pior do que abrir uma galeria de imagens no celular e encontrar dezenas ou até centenas de arquivos de fotos e vídeos que não são interessantes para você. Na maioria das vezes, você não sabe nem quem enviou, mas uma coisa é certa: vieram de seus grupos e vários contatos do WhatsApp.

continua depois da publicidade

O download automático é o grande vilão e responsável por esses arquivos serem baixados em seu aparelho celular. Esse problema é fácil de ser resolvido, fazendo um processo simples de configuração, no sentido de livrar-se de tantos arquivos indesejados que são baixados automaticamente em grupos.

Porém, todas as vezes que você clicar em algum desses arquivos para visualizá-lo, ocorrerá o download para sua pasta de arquivos. Com isso, é possível gerenciar melhor sua galeria de arquivos em fotos e vídeos e, portanto, evitar que sobrecarregue a memória do seu aparelho.

continua depois da publicidade

Como desativar download automático

1º Passo

Com o aplicativo de mensagens do WhatsApp aberto, clique no menu sinalizado com três pontinhos na vertical (parte superior do lado direito da tela).

2º Passo

Clique na opção “Configurações” e, depois, em “Dados e Armazenamento”.

3º Passo

Serão apresentados, a partir de “Download automático”, três opções de como o usuário quer que baixe automaticamente seus arquivos:

continua depois da publicidade
  • Quando utilizar rede de dados (neste caso são opções de 3G e 4 G);
  • Quando conectado ao Wi-Fi;
  • Em roaming (quando está fora da área de cobertura de sua operadora).

O usuário deverá clicar em cada um deles e desmarcar todos os arquivos que aparecem nas seguintes opções:

  • Fotos;
  • Áudio;
  • Vídeos;
  • Documentos.

Feito isso, bastará clicar em “OK” e seu WhatsApp já não baixará esses arquivos em sua galeria. É um trabalho a menos, pois nada é mais chato do que ficar apagando foto da galeria para liberar espaço na memória do seu smartphone.