Recurso para usar o WhatsApp Web sem celular começa a ser liberado

Atualmente, para acessar o WhatsApp Web, o celular precisa estar à disposição do usuário no momento de utilizá-lo.

A plataforma de mensagens instantâneas, WhatsApp, já permite utilizar o recurso pelo computador (desktop) há muito tempo. Porém, começou a liberar a função de forma mais ampla. É que, para ter acesso ao WhatsApp pelo computador, seria necessário estar com o celular próximo. Com a atualização do recurso, disponível para parte dos usuários, não será mais necessário.

continua depois da publicidade

Imagine-se fazendo uma viagem e o aparelho celular descarrega, mas se você tem o notebook, por exemplo, será possível acessar o mensageiro. O recurso está sendo liberado aos poucos para os usuários do WhatsApp Beta, utilizado para testes. Com essa novidade, inclusive, será possível acessar o WhatsApp em até três aparelhos eletrônicos diferentes.

Atualmente, para acessar o WhatsApp Web, o celular precisa estar à disposição do usuário no momento de utilizá-lo. Um código QR Code é apresentado na tela do computador onde o usuário deve aproximar o aparelho celular e fazer a leitura.

continua depois da publicidade

Isso é possível porque as mensagens partem do celular, que é responsável pela criptografia que garante a segurança das conversas e arquivos trocados. A intenção do WhatsApp, ao que tudo indica, será possibilitar que ele se torne uma ferramenta multiplataforma.

Porém, para o primeiro acesso, será necessário fazer o mesmo processo de leitura do QR Code. Com isso, o sistema armazenará a informação em até quatro computadores diferentes. Outro recurso que será necessário na autenticação do usuário será a leitura biométrica, facial ou digital.

O recurso está sendo implantado aos poucos e pode demorar um pouco mais para chegar a todos os usuários. Porém, o WhatsApp continua fazendo todos os ajustes para que cada pessoa que utilize a ferramenta possa conseguir os acessos.

continua depois da publicidade