Instagram: saiba como proteger sua conta para prevenir invasões e golpes

A “autenticação em duas etapas”, que também é reconhecida como “autenticação de dois fatores”, trata-se de uma espécie de blindagem.

As redes sociais hoje são fundamentais na vida da maioria das pessoas. Para muitos, até fonte de renda. Uma das redes mais usadas na atualidade, sem dúvidas, é o Instagram do grupo Meta, que controla o Facebook e o WhatsApp. Porém, de igual modo, é grande o número de golpes e invasões às contas da plataforma. Os golpistas da internet, muitas vezes, utilizam das invasões para promover golpes contra a rede de contatos do usuário.

continua depois da publicidade

Pensando nisso, é que vamos te ajudar a manter sua conta com mais segurança e evitar golpes através das redes sociais. A priori, é necessário entendermos que o golpe mais comum consiste em invadir a rede social (Instagram) de uma pessoa, aparentemente confiável, para logo em seguida anunciar a venda de produtos.

Geralmente, com preço abaixo do real valor, atraindo assim os usuários que seguem aquele perfil. Após realizar a compra, é que se constata que tratava-se de um golpe.

continua depois da publicidade

Autenticação em duas etapas

Esse recurso é sua maior proteção para evitar que a rede seja invadida por algum cibercriminoso. A “autenticação em duas etapas”, que também é reconhecida como “autenticação de dois fatores”, trata-se de uma espécie de blindagem que impede alguém de entrar em sua rede, mesmo que o invasor possa ter a sua senha.

Ela funciona da seguinte maneira: quando ocorre um novo login em sua conta, automaticamente para entrar será necessário informar o número de um código que é enviado pela plataforma. Para realizar o procedimento de verificação, é só ir em “Configurações” em seu Instagram e, depois, em “Segurança” e, assim, ativar a “autenticação de dois fatores”.

É possível escolher receber o código por SMS, WhatsApp e até e-mail.

continua depois da publicidade

Solicitação de login

Com a ativação da solicitação de login, todas as vezes que alguém tentar entrar em sua conta a partir de outro IP ou aparelho, será enviado um pedido de autorização para prosseguir. Esse alerta aponta para qual dispositivo e local de onde alguém tentou fazer o respectivo login.

O usuário tem a opção de autorizar ou recusar aquele login que foi solicitado por alguém. Caso queira averiguar a lista de dispositivos que entraram em sua conta do Instagram, é só ir em “Configurações”, “Segurança” e “Atividade de login”.