Confira 5 dicas para melhorar a conexão de sua internet

Em nossa lista, elencamos alguns dos problemas que provocam lentidão, que podem estar relacionados a diversos fatores.

Em alguns casos, a culpa do problema de conexão com a internet nem sempre recai sobre a sua empresa fornecedora, mas por outras questões que podem ser desde o roteador utilizado até o seu posicionamento e interferências. Vamos dar algumas dicas de como solucionar esse problema.

continua depois da publicidade

Em nossa lista, elencamos alguns dos problemas que provocam lentidão, que podem estar relacionados a períodos chuvosos, número extenso de usuários conectados, etc. É necessário fazer algumas coisas importantes para saber se sua internet está lenta e quais as possíveis causas.

Teste de conexão

O primeiro passo é saber como está o nível de conexão. Existem diversos planos de internet. Verifique qual seu plano (100Mb, 200Mb, entre outros). Entre em um site que mede velocidade de download e upload.

continua depois da publicidade

As páginas já fazem um detalhamento de como sua internet está sendo desenvolvida. Esse processo é importante para saber se o plano contratado está nas conformidades do que foi fechado com o provedor que fornece a internet.

Verifique a posição do roteador

É muito importante verificar a posição do roteador dentro de sua casa ou estabelecimento comercial. É importante destacar que o sistema de Wi-Fi é uma conexão sem fio, haja vista que ele utiliza ondas de rádio ou eletromagnéticas para que o aparelho roteador e o receptor do sinal possam ter a transferência dos dados.

Um roteador em local muito fechado, isolado ou próximo a outros aparelhos eletrônicos, como TV, Rádio ou micro-ondas, por exemplo, pode sofrer interferências. Outro fator importante é o limite de alcance, caso o roteador esteja muito distante pode incorrer em cortes no sinal.

continua depois da publicidade

Verifique se você possui um antivírus bom

Vírus ou malwares podem ser nocivos ao seu computador ou mesmo ao seu roteador e, portanto, é necessário verificar se a lentidão de sua internet não está sendo por este motivo. Existem casos em que os vírus e malwares conseguem canalizar boa parte de sua internet.

Além de tudo isso, seus aparelhos ficam sujeitos a um ataque que pode causar prejuízos. Desse modo, é muito importante ter um bom antivírus para garantir que sua internet não seja prejudicada.

Verifique número de conexões na mesma rede

Atualmente, existem diversos aplicativos que ajudam a descobrir senhas de Wi-Fi e, talvez, muitas pessoas já descobriram a sua. Outros acabam compartilhando uns com os outros e, quando se percebe, sua conexão está sendo utilizada por diversas pessoas.

continua depois da publicidade

Uma das soluções é promover uma troca de senha e proteger ainda mais sua internet. Para tornar mais segura sua conexão, livrando-se de invasores, é utilizado o padrão de segurança WPA.

Modem ou roteador bugado

Pode ocorrer algum problema no roteador a partir de trocas de dados, sobretudo quando está sempre sendo utilizado sem desligar. Uma boa dica é reiniciá-lo quando notar a internet lenta.

Quando nossa internet encontra-se lenta e ligamos para a assistência técnica do provedor, geralmente essa é a primeira dica que eles não dão. Mas lembre-se que desligar não é resetar. Os roteadores possuem um botão reset que limpa as configurações e muita gente confunde com desligar.

continua depois da publicidade