“Carro voador” recebe aprovação para decolar após testes na Europa

O veículo se transforma em uma aeronave em 2 minutos e 15 segundos.

O carro que se transforma em avião, o Aircar, recebeu aprovação para decolar após testes feitos na Eslováquia. Ele obteve o Certificado de Aeronavegabilidade da autoridade de transporte local após completar 70 horas de voos e mais de 200 decolagens e aterrissagens.

continua depois da publicidade

O modelo, equipado com um motor BMW e que funciona com gasolina comum, se transforma em uma aeronave em 2 minutos e 15 segundos. Ao contrário dos protótipos de drone-táxi existentes, o Aircar não consegue decolar e pousar verticalmente, exigindo uma pista de decolagem e aterrissagem.

Segundo a empresa responsável pelo projeto, a Klein Vision, os testes realizados seguem os padrões da EASE, a Agência Europeia de Segurança da Aviação. O carro voador em questão é capaz de transportar duas pessoas, tendo um limite total de peso de 200kg.

continua depois da publicidade

Em julho do ano passado, o Aircar realizou um voo de 35 minutos entre os aeroportos internacionais de Nitra e Bratislava, na Eslováquia. Durante o voo, o veículo atingiu a velocidade de 170 km/h.
Um dos pontos que mais chamam a atenção no Volar é o seu visual, pois lembra o de carros voadores de filmes de ficção científica.

Brasil desenvolve projeto de carro voador

A Embraer, com a sua marca Eve, também está com projeto no segmento. Segundo o presidente da companhia brasileira, Francisco Gomes Neto, a Eve terá a liderança do mercado de carro voador.

Com o objetivo de acelerar o processo, a Embraer fez uma combinação de negócios com a Zanite Acquisition, uma companhia com propósito específico de aquisição ou Spac, na sigla em inglês, focada em aviação.

continua depois da publicidade

O mercado de carros voadores é promissor. Para se ter uma ideia, em 2019, a consultora Morgan Stanley previu que o setor poderia valer US$ 1,5 trilhão em 2040.