Entenda o significado da palavra Bluetooth e a origem da tecnologia

Já parou para pensar de onde vem o termo “Bluetooth”? A tradução literal é “dente azul”, mas qual sua origem?

Imagine-se na seguinte situação: você está em um programa de TV e, para ganhar 1 milhão de reais, precisa responder a seguinte pergunta: A tecnologia da comunicação “Bluetooth” tirou seu nome de…? As opções são: a) Um rio; b) Um rei; c) Um general; d) Um castelo. E aí, você ganharia? Isso aconteceu na vida real e o participante não conseguiu responder.

continua depois da publicidade

Infelizmente, o jogador não teve a mesma sorte que você, leitor, de encontrar uma matéria inteirinha que explica a origem da palavra Bluetooth.

O termo vem do inglês e significa literalmente “dente azul”. O próprio ícone da tecnologia lembra um par de dentes, o que dá pistas sobre seu surgimento. Hoje, o Bluetooth está em quase todos os celulares. Com ele, é possível transmitir, entre dispositivos, dados e arquivos de forma rápida e segura.

continua depois da publicidade

Mas de onde vem esse dente azul? A história começa há muitos anos, em 970 d.C. Nessa época, o rei da Dinamarca era Harald Blåtand, responsável por unir tribos vikings nos territórios onde hoje ficam a Dinamarca e a Noruega.

Apesar do êxito militar, higiene não era o forte de Harald. O rei tinha um dente podre, escurecido, por isso, ganhou o apelido de Harald do Dente Azul, o “Bluetooth”.

Saltando para tempos mais modernos, em 1990, durante a criação da tecnologia que dispensaria o uso de fios para troca de informações entre aparelhos, um dos engenheiros que integrava o grupo de empresas responsáveis pelo projeto sugeriu que o nome da tecnologia fizesse referência ao Rei Harald Bluetooth.

continua depois da publicidade

O rei, assim como a nova ferramenta, teria sido responsável por unir, visto que a majestade unificou tribos e a tecnologia interligaria computadores e celulares sem a necessidade de uma conexão física.

Já o símbolo da marca, apesar da semelhança com os dentes e a cor azul, é fruto da junção de duas letras componentes do alfabeto da Escandinávia antiga, as runas, que representam as iniciais do Rei Harald Blåtand.