5 funções úteis do Google Chrome que poucas pessoas conhecem

São recursos que facilitam o dia o dia do usuário do Google Chrome. Confira.

O Google Chrome é um dos navegadores mais populares que há no momento. O seu grande atrativo, que têm o browser como primeira opção, é a omnibox, a barra de endereço que possibilita aos usuários fazerem buscar no Google sem precisar abrir a página do mecanismo de pesquisas. O navegador está presente desde o Windows, Mac até o Linux.

continua depois da publicidade

Mesmo sendo um dos mais populares, o Google Chrome muitas funções úteis que são poucas conhecidas. Sabendo disso, preparamos uma lista com cinco recursos poucos explorados do navegador e que podem melhorar a experiência com browser.

Vale notar que as dicas abaixo listadas são focadas na versão web do navegador, embora algumas funções também funcionem nas versões dos aplicativos para celulares Android e iOS.

continua depois da publicidade

1. Conjunto de abas

É comum a quase todos os usuários do Google Chrome navegar com diversas abas abertas. Para ajudar a organizar a bagunça, o navegador em questão permite agrupar as guias de acordo com categorias, tais como “música”, “trabalho”, “faculdade”, entre elas. Para fazer isso, confira o seguinte o passo a passo:

  • Clique com o botão direito do mouse sobre uma aba e selecione “Adicionar guia ao novo grupo”;
  • Com isso, uma página para definir nome e cor do grupo será aberta.

Cada vez que abrir uma nova aba, você poderá clicar com o botão direito do mouse sobre ela e escolher um dos grupos já criados. Dessa forma, se formarão grandes blocos de abas com cores distintas, facilitando a identificação dos assuntos.

2. Pesquisa abas abertas na omnibox

A omnibox também indica abas abertas que o usuário do Google Chrome talvez esteja procurando. Isso acontece quando o usuário digita uma palavra-chave na barra de endereço. Com essa ação, o navegador exibirá a opção “Alternar para esta guia” abaixo das URLs que possuam o termo.

continua depois da publicidade

Esse recurso evita que uma mesma página seja aberta várias vezes.

3. Múltiplos perfis

Outra função útil do Google Chrome é que ele permite criar vários perfis de usuário. Com ela, usuários que utilizam um mesmo computador podem ter seus favoritos e demais configurações salvas de forma independente.

A funcionalidade também é útil para testar problemas no navegador, indicando se alguma falha ocorre apenas em um perfil ou em todos e, dessa forma, se a falha está relacionada a alguma configuração.

continua depois da publicidade

Para adicionar um novo perfil, o usuário deve seguir os seguintes passos:

  • Clicar na sua foto que aparece no canto superior direito do Google Chrome;
  • Em seguida, fazer o login com a conta do Google e clicar em “Adicionar”.
  • Vale notar que as preferências de cada perfil também podem ser alteradas ao clicar no ícone de engrenagem “Configurar perfis”.

4. Lista de leitura

O Google Chrome possui uma função chamada “Lista de leitura”. Ela possibilita ao usuário salvar uma página para ler depois, sem ter que adicionar a URL aos favoritas. A vantagem da funcionalidade é que os conteúdos são sincronizados na conta Google, o que permite ao usuário continuar a leitura em outros dispositivos.

Para adicionar uma página na lista de leitura na versão web, basta o usuário clicar no ícone de estrela na omnibox e clicar em “Adicionar à lista de leitura”, disposta à direita da barra de favoritos. Os conteúdos ficam disponível para ler off-line.

continua depois da publicidade

5. Bloqueio de pop-ups de notificações

Para fechar a nossa lista com as cinco funções úteis do Google Chrome, tem-se o recurso que impede que os anúncios pop-ups solicitando permissão para o envio de notificações apareçam nas configurações do navegador. Para fazer isso, o usuário deve fazer o seguinte:

  • Ir até “Privacidade e Segurança”;
  • Entrar em “Configurações do site”;
  • Acessar “Pop-ups e redirecionamentos”;
  • Após isso, selecionar a opção “Não permitir que os sites enviem pop-ups ou usem redirecionamentos”.