Parecido com Instagram? WhatsApp pode ter novo recurso para enquetes

O novo recurso está em fase de testes, portanto, ainda não se sabe quando ele estará disponível aos usuários do mensageiro.

O WhatsApp pode ter em breve um novo recurso. A empresa, pertencente à Meta, parece que quer liberar a adicionar a função de enquete, tal como a que existe no Instagram, mas no mensageiro essa função se daria dentro de grupos de mensagens.

continua depois da publicidade

A funcionalidade foi descoberta pelo WaBetaInfo, site especializado em antecipar as novidades e os rumores do WhatsApp. De acordo com a página, as evidências de que o mensageiro está trabalhando no novo recurso foram encontradas na versão 22.6.0.70 para iOS.

Ele está disponível para participantes do TestFlight, programa da Apple voltados para testagem de versões dos aplicativos com um grupo de usuários. A enquete, assim como ocorre com as mensagens trocadas pelo WhatsApp, também terão criptografia de ponta a ponta.

continua depois da publicidade

Isso significa que somente terão acesso às perguntas e respostas aqueles que fazem parte do chat. Ou seja, que não será possível encaminhá-las para demais conversas de bate-papo. Elas devem ficar restritas aos membros do grupo em que foram compartilhadas.

Até o momento, o WhatsApp não confirmou os rumores acerca desse novo recurso. Por esse motivo, ainda não existe data para a função estar disponível para os usuários do mensageiro.

Além disso, não se sabe se qualquer pessoa dentro do grupo poderá criar enquete ou se somente os administradores. Também não há informações sobre a quantidade de alternativas e tempo de duração das enquetes.

continua depois da publicidade

Outras novidades do WhatsApp estão em testes

Reação às mensagens

O WhatsApp começou a testar recentemente a função de reagir às postagens semelhantes a que há no Facebook, com curtidas, corações, entre outros. O recurso deve funcionar na versão smartphone e também na de desktop.

Segundo informações do WABetaInfo, testes começaram a ser realizados com reações que representam curtida, alegria, espanto, tristeza, agradecimento, além de coração.

Comunidades

Em fases de testes também está o recurso Comunidade, que possivelmente substituirá a aba câmera no aplicativo do WhatsApp para celular. A funcionalidade permitirá gerenciar os grupos, por exemplo.

continua depois da publicidade

No entanto, ainda não há informações de como se daria esse gerenciamento na prática, mas a expectativa é de que seja possível dividir os grupos por categorias, como: trabalho, estudos, lazer, entre outras.

Inserção de dois novos idiomas

Pensando na regionalização do aplicativo em países onde ainda ele não é tão popular, o WhatsApp iniciou testes com dois novos idiomas: amárico (idioma afro-asiático) e somali (idioma oficial da Somália, Somalilândia e Etiópia).

A inserção dos novos idiomas fará o mensageiro suportar mais de 40 línguas diferentes, caso seja confirmado.

continua depois da publicidade