Conheça BackRub, projeto que antecedeu o Google

O precursor do Google surgiu do trabalho final do curso de doutorado de Larry Page e Sergey Brin, criadores da empresa.

O BackRub foi o precursor do Google. A história de uma das empresas mais valiosas do mundo tem início em 1995, na Universidade de Stanford, onde Larry Page e Sergey Brin, seus criadores, se conheceram. Brin já era aluno da universidade no curso de ciência da computação e recebeu a missão de apresentar a Page o campus.

continua depois da publicidade

Segundo alguns relatos, quando eles se encontraram pela primeira vez, discordaram sobre quase tudo. Mas a dupla tinha algumas coisas em comum. Page já era formado em Ciência da Computação pela Universidade de Michigan na época em que foi conhecer Stanford, universidade na qual queria fazer um curso de doutorado.

Juntos, Page e Brin decidiram estudar no doutorado sobre as propriedades matemáticas da World Wide Web, o nome “oficial” da internet. O trabalho final do curso descrevia, então, as propriedades técnicas de um buscador que conseguia rastrear a web por completo e listar as páginas com base em relevância. O trabalho final da dupla se tornou um dos textos científicos mais baixados da história da internet.

continua depois da publicidade

Para colocar as ideias do trabalho final em prática, Page e Brin criaram então o BackRub, um buscador que usava a tecnologia, criada por eles, chamada de PageRank. O sistema era capaz de determinar a relevância de um website segundo o termo de pesquisa levando em consideração o número de páginas naquele domínio e quantas outras páginas, de outros sites, linkavam para ele.

Mais tarde, o BackRub passou a se chamar Google, em referência à palavra googol, que representa o número de 1 seguido pelo número 0 cem vezes. No início, o site ficava nos servidores da Universidade de Stanford e sua URL era google.stanford.edu. O domínio google.com, no entanto, só foi registrado em 1997.

Já a empresa Google Inc. foi fundada em 4 de setembro de 1998 em Menlo Park, na Califórnia, costa oeste dos Estados Unidos, onde estava localizada a garagem de Susan Wojcicki, amiga de Page e Brin, e atualmente a CEO do YouTube. Hoje a sede da empresa está localizada em 1600 Amphitheatre Parway, em Mountain View, também na Califórnia.

continua depois da publicidade