Os apps de paquera se tornaram uma ferramenta prática para encontrar um novo amor ou conhecer novas pessoas para ter relações casuais. Afinal, basta criar um perfil e deslizar o dedo para dar match em alguém. Com tal praticidade, milhões de pessoas em todo o mundo se tornaram adeptos do uso de apps de paquera.
No entanto, não são somente pessoas que estão à procura de relacionamentos que fazem uso dos apps de paquera. Com a popularidade dessa ferramenta, criminosos têm criado perfis nesses apps para enganar pessoas e aplicar golpes.
Como não se lembrar de “O Golpista do Tinder”, documentário da Netflix, lançado no ano passado? A produção mostra como o suposto milionário Simon Leviev conquistou mulheres usando uma identidade falsa para nelas dar um golpe milionário.
Para você que usa algum app de paquera e não sabe como evitar cair em golpes, o Tudo Bahia selecionou algumas dicas que vão te ajudar a usar essas plataformas com segurança. Confira a seguir.
Dicas para não cair em golpes em apps de paquera
1ª dica: Desconfie
Se a pessoa te pediu para transferir dinheiro ou pagar contas, desconfie. Isso porque esse é um dos sinais clássicos de que ela está querendo te aplicar um golpe. Quando isso ocorrer, deixe de conversar com a pessoa.
2ª dica: Faça chamadas de vídeo
Se você está conversando há um tempo com a pessoa e vocês já estão marcando um encontro, faça chamadas de vídeo antes de esse encontro acontecer. Essa é uma forma de saber se a pessoa existe e que é a mesma que se apresenta na foto.
3ª dica: Pesquise pela pessoa em redes sociais
Uma outra dica para não cair em golpes em apps de paquera é pesquisar pela pessoa em redes sociais. Dessa forma, você conseguirá se certificar de que o perfil da pessoa na plataforma é verdadeiro. Isso, ao ter acesso a fotos, amigos, comentários em fotos, etc.