Dia das Bruxas: 8 livros e filmes para entrar no clima de Halloween

Para entrar no clima do Dia das Bruxas, preparamos uma lista com 8 dicas sobre livros e filmes de terror ou que exploram a temática.

Dia das Bruxas está chegando e é uma data que se divide entre questões místicas e comerciais. 31 de outubro é considerado como o famoso dia do Halloween e a busca pela temática aumenta muito. No campo da sétima arte (cinema) e na literatura, não é diferente. As pessoas se interessam por temas que falem sobre magia, bruxas, terror e tudo que envolve o campo sobrenatural.

continua depois da publicidade

Para saciar esse desejo de consumir filmes e livros sobre o tema, preparamos uma lista com oito itens para já entrarmos no clima de Halloween. Nossa pesquisa se baseou na popularidade e afinidade das dicas que aqui iremos apresentar.

Dia das Bruxas (31 de outubro): dicas de filmes

Vamos começar com as dicas de quatro filmes sobre a temática sobrenatural e de Bruxas para você poder acompanhar nestes dias próximos ao Halloween.

continua depois da publicidade

1. Halloween – A Noite do Terror (1978)

Abrimos nossas dicas de filmes com um verdadeiro clássico dos cinemas. O filme Halloween – A Noite do Terror foi dirigido pelo lendário diretor John Carpenter e gira em torno de um psicopata chamado Michael Myers (Tony Moran), que estava detido em um cativeiro após matar a própria irmã.

Cerca de 15 anos após, ele foge e volta à sua cidade para continuar os crimes. A partir de então, todos passaram a viver sob a égide do medo e com cenas apavorantes.

2. O Estranho Mundo de Jack

Antes de tudo, é bom que se saiba que a temática do filme é o Halloween, porém não é um filme necessariamente de terror. O Estranho Mundo de Jack está mais para os gêneros de fantasia, animação e comédia. Mas possui todo um plano de fundo, inclusive com a cidade imaginária que se chama Halloween.

continua depois da publicidade

Nela, mora o divertido Jack Skellington, uma criatura fantasmagórica. Todos os anos, eles fazem a festa do Halloween até que um dia ele cruza com humanos em seu caminho. Ao ver o espírito natalino e a figura do Papai Noel nas festas humanas, ele elabora um plano para sequestrar o bom velhinho.

3. Cemitério Maldito

O filme Cemitério Maldito tem duas versões, uma original de 1989 e outra de 2019. Ambas possuem o mesmo roteiro, que conta a história de uma família chamada Creed que se muda para uma cidade pacata, mas meio cheia de mistérios.

A casa que eles passam a morar possui um bosque no fundo com um cemitério de animais. Quando o gato da família morre e é enterrado naquele local, estranhamento ele ressuscita e volta agressivo. Acreditando no poder de ressurreição do cemitério, o pai daquela família enterra sua filha que morreu atropelada em um acidente provocado pelo gato já amaldiçoado.

continua depois da publicidade

Após a ressurreição da garota, tudo que ocorre adiante são cenas de sangue e mortes. Esse é um típico filme de terror para a semana do Halloween.

4. O Exorcista

Um clássico do cinema excelente para o Dia das Bruxas é sem dúvida O Exorcista, de 1973. O filme se passa em Georgetown em Washington, quando uma atriz descobre que sua filha de 12 anos está completamente possuída por forças demoníacas.

A descoberta é feita por um padre que também é psiquiatra. O filme tem cenas muito realistas e assustadoras. Uma excelente história para quem gosta de filmes de terror com tons de sobrenatural.

continua depois da publicidade

Dia das Bruxas (31 de outubro): dicas de livros

1. Carrie, a Estranha

O livro de Stephen King conta a história de uma garota fleumática de 16 anos, que não consegue se popularizar entre os colegas. A garota no dia da formatura é humilhada e o que surpreendeu a todos é o fato dela ter poderes sobrenaturais.

Ter mexido com ela não foi uma boa ideia por parte dos colegas. As palavras que determinam as páginas do livro são terror e suspense.

2. Drácula

Para quem gosta de livros mais clássicos, Drácula é uma boa pedida. A obra de Bram Stoke que, através de fragmentos de notícias, cartas e diários, revela a luta dos humanos contra um vampiro chamado Drácula.

Isso mesmo que você imaginou: o personagem famoso de filmes, séries e desenhos animados. Para vencer o célebre vampiro, um grupo formado por Jonathan Harker, Mina Harker, Dr. Van Helsing e Dr. Seward se reúne para impedir as ações do vampiro.

O livro tem como pano de fundo a charmosa Londres do período vitoriano.

3. Nona Casa

O livro percorre a história de uma jovem chamada Alex, que possui uma personalidade forte e nada previsível. Com defeitos e qualidades, ela é sobrevivente de uma passado obscuro, marcado por drogas, relacionamentos abusivos e um massacre horrendo.

Ela irá participar da Yale, onde descobrirá coisas inimagináveis que até então são ocultas.

4. A assombração da casa da colina

Talvez, essa seja uma de nossas melhores indicações, pois a escritora Shirley Jackson é uma das fantásticas narradoras do terror. Tudo ocorre, como sugere o nome, em uma casa da colina, onde Eleanor, uma mulher desamparada, é convidada para passar uns dias junto com a sensitiva e artista Theodora e Luke, o herdeiro daquela mansão.

No começo, parece ser o melhor lugar para se estar. Mas, depois, o terror tomará conta de todos. O livro faz uma mistura alucinante entre a loucura e o sobrenatural. Essas são nossas dicas de filmes e livros para você curtir no Dia das Bruxas.