Netflix: compartilhamento de contas pode acabar? Entenda

A intenção seria diminuir esses usuários compartilhados e aumentar o número de assinaturas ativas. Saiba mais sobre as especulações.

Assim como vem ocorrendo na Europa e em outras partes do mundo, a plataforma de streaming Netflix, a maior do planeta, está testando algumas ferramentas que podem impedir o compartilhamento do login e senha da respectiva conta com várias pessoas. É importante frisar que ainda não existe definição, mas apenas especulações desde o ano passado.

continua depois da publicidade

O que ocorre é que já existe o compartilhamento com até 4 telas por um valor mais caro. Porém, o número de acessos por uma única conta em vários aparelhos é bem maior que isso. Geralmente, uma assinatura é compartilhada com amigos, parentes, entre outros.

Ao que tudo indica, a Netflix já testa uma ferramenta para encerrar esses compartilhamentos de logins com outras pessoas. Conforme especulações, ela ainda está em fase de estudos, pois é necessário verificar os impactos a nível global. A empresa poderá criar uma forma de verificação em pelo menos duas etapas. Só a título de entendimento, esse recurso é testado em alguns países.

continua depois da publicidade

Em alguns casos, quando ocorre a tentativa de login por um aparelho desconhecido, aparece uma mensagem dizendo: “Você não está autorizado a acessar essa conta, para acompanhar a Netflix, faça uma assinatura”. Ocorre que, na própria tela, aparece o pedido de confirmação de que aquele usuário é o dono. Assim, um código é enviado via e-mail ou telefone do aparelho cadastrado. Esse passa para a pessoa e ela insere da mesma forma.

A questão é fazer com que as pessoas assinem por demanda, bloqueando aqueles usuários que acabam utilizando a senha de outros que possuem sua assinatura. Portanto, a intenção é diminuir esses usuários compartilhados e aumentar o número de assinaturas ativas. Em todo o mundo, são mais de 200 milhões de usuários da plataforma.

Não existe uma data ou definição de como será feito esse bloqueio, haja vista que todos os impactos são avaliados. Até o momento, a iniciativa continua no campo de especulações.

continua depois da publicidade