Estes 3 personagens da Disney têm histórias, no mínimo, controversas

Com essas histórias, todo o encanto, a magia e a emoção do universo da Disney foi deixado de lado.

As produções da Disney têm o poder de nos encantar. Com princesas perfeitas, príncipes apaixonados, mulheres guerreiras que lutam pelos seus ideais, personagens que nos arrancam boas risadas e histórias que nos prendem do começo ao fim. Tudo isso em cenários mágicos, cheios de encanto, embalados por trilhas sonoras emocionantes.

continua depois da publicidade

Mas, de vez em quando, a Disney acaba por envolver seus personagens em histórias, no mínimo, controversas, deixando de lado todo o encanto, a magia e a emoção do seu universo. Conheça, a seguir, três personagens que foram envolvidos nessas histórias.

1. Indígenas nativo-americanos

Os indígenas nativo-americanos são personagens de uma das mais famosas animações da Disney, Peter Pan. A controvérsia desses personagens está no fato de terem sido retratados de forma grosseira, uma vez que a produção os mostra como povos primitivos e violentos.

continua depois da publicidade

Isso é ainda mais realçado quando os indígenas entram em contato com as crianças brancas inglesas, abrindo espaço para comparações. Não bastasse isso, a trilha sonora da animação conta com uma música problemática.

2. Jessica Rabbit

Jessica Rabbit é uma personagem icônica, que surgiu no final da década de 1980, no live-action “Uma Cilada para Roger Rabbit”. No longa, ela é esposa do protagonista Roger Rabbit, um coelho, literalmente. Daí, um primeiro motivo de a personagem ser controversa.

Outro motivo é que Jessica Rabbit é o oposto de grande parte das personagens criadas pela Disney, já que ela é mais sexualizada, muito diferente da Branca de Neve, Bela, Cinderela e a Bela Adormecida, por exemplo.

continua depois da publicidade

Por fim, um outro motivo é que alguns animadores desenharam Jessica Rabbit sem calcinha em alguns frames, fazendo com que algumas coisas do filme fossem refeitas.

3. Pato Donald

Pato Donald é conhecido por ser antipático, mal-humorado, que sempre se aborrece com o Mickey Mouse, mas, mesmo assim, sempre nos divertindo. No entanto, há uma história sobre Pato Donald que é bastante controversa.

Em 1942, a Disney produziu o “Der Fueher’s Face” (em tradução livre, “A Face do Fuehrer”), um curta de animação que fazia uma propaganda antinazista nos Estados Unidos.

continua depois da publicidade

Durante os oito minutos do curta, Pato Donald é cercado por imagens problemáticas, como as suásticas. A produção ganhou o Oscar de melhor curta de animação na época.