Um raio é cinco vezes mais quente do que o Sol; entenda

Toda essa força está mais presente no Brasil do que você imagina! Separamos aqui uma explicação sobre esse calor todo e como se proteger dele.

O Brasil é o país com maior incidência de raios do mundo, com o impressionante número de 57 milhões de raios caindo anualmente. Mas calma, somos campeões justamente pelo nosso clima tropical e por sermos um país de proporções continentais. Dessa forma, não é exatamente fácil ser atingido por um raio: a chance é de 1 em 1,5 milhão.

continua depois da publicidade

Mas é aquela história: nada é impossível. Uma comparação só por curiosidade: para ficar milionário jogando na Mega-Sena, as chances de acertar as seis dezenas é de um para 50 milhões — ou seja, umas trinta vezes mais difícil do que ser acertado por uma descarga atmosférica.

Você tem noção do nível de energia que um raio carrega? Segundo Neil Bennet, do escritório da Austrália Ocidental de meteorologia, uma descarga atmosférica chega a carregar 100 milhões de volts em eletricidade.

continua depois da publicidade

Além disso, conforme explicou Neil, ao contrário do que muitas pessoas pensam, os raios são quentes, podendo atingir temperaturas próximas dos 30 mil ºC, enquanto a temperatura da superfície solar é um pouco menor que 6 mil.

Os tipos de luzes emitidas nesses eventos extremos vão desde a radiação visível até os raio X, chegando a liberar inclusive raios gama. Isso é resultado da grande diferença de potencial elétrico entre as nuvens e o solo, que leva a uma aceleração enorme das cargas elétricas.

Dá para fugir dos raios?

Com todo esse poder, parece inteligente evitar ser atingido por um raio. Entretanto, como seria possível escapar de uma força da natureza tão incrível? A melhor opção é procurar um abrigo.

continua depois da publicidade

A dica é entrar em algum prédio, carro ou ônibus. Esses dois últimos podem parecer pouco seguros por serem de metal, mas dissipam a carga através dos pneus de borracha, ou seja: pode ir sem medo

Mas atenção: as árvores não contam como abrigo. Na verdade, são um dos piores lugares possíveis para estar em caso de tempestade com raios. Devido ao superaquecimento causado por um eventual impacto com a descarga atmosférica a árvore pode explodir.

Caso esteja em campo aberto, longe de qualquer possibilidade de se esconder, mantenha-se longe de árvores, deite-se no chão e fique encolhido.

continua depois da publicidade

Quando for construir, também é boa a dica de conversar com seu engenheiro sobre a possibilidade de colocar um para-raios em sua casa ou comércio. Esse acessório, além de evitar danos pessoais, também vai ajudar a proteger seus equipamentos elétricos.