Harvard desenvolve vacina contra o câncer, resultados são satisfatórios

A Universidade de Harvard, umas das mais prestigiadas dos Estados Unidos da América, revelou resultados positivos nos testes em sua vacina contra o câncer. Desenvolvida pelo Wynn Institute, ligado à universidade, a imunização teve 100% de eficácia contra alguns tipos de câncer. continua depois da publicidade Os testes foram feitos em camundongos em laboratório, com […]

A Universidade de Harvard, umas das mais prestigiadas dos Estados Unidos da América, revelou resultados positivos nos testes em sua vacina contra o câncer. Desenvolvida pelo Wynn Institute, ligado à universidade, a imunização teve 100% de eficácia contra alguns tipos de câncer.

continua depois da publicidade

Os testes foram feitos em camundongos em laboratório, com diferentes fórmulas da vacina. Todos os animais que receberam a vacina contra o câncer sobreviveram, e os animais que não receberam faleceram. A vacina tem um formato de aspirina e é implantada próxima a onde se encontra o tumor maligno, com isso a quimioterapia se torna desnecessária.

Resultados das vacinas contra o câncer de Harvard

Além de acabar com os tumores, a vacina também faz uma reprogramação nas células dos pacientes para que se a metástase voltar ela seja destruída. Ou seja, além de garantir a cura a imunização evita que os pacientes voltem a desenvolver câncer em suas vidas novamente.

continua depois da publicidade

A revista Nature Communications foi a responsável pela publicação dos resultados dos testes da vacina contra o câncer de Harvard feitos em camundongos. As metástases mamárias (câncer de mama) se mostraram resistentes à vacina, porque este local do corpo é difícil de se fazer uma reprogramação celular. “Resulta em 100% de sobrevida livre de metástases após nova provocação”, diz a publicação.

Além disso, a vacina contra o câncer “aumenta a morte imunogênica de células tumorais e melhora significativamente a eficácia antitumoral contra TNBCs pouco imunogênicos”. Agora, a equipe do Wynn Institute de Harvard seguirá fazendo testes da vacina em combinação com a quimioterapia e outras formas de tratamento.

O que eles procuram agora é que a vacina melhore seu desempenho em tumores mais complicados, como os da metástase mamária. Antes de ser testada em humanos, os pesquisadores ainda precisam otimizar seus meios de pesquisa e fazer mais testes pré-clínicos (in vitro ou em animais).

continua depois da publicidade

Harvard

A Universidade de Harvard (Harvard University) é uma das instituições de ensino mais bem conceituadas do mundo. Ela fica localizada na cidade de Cambridge, no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos e foi fundada em 1636. Harvard é dividida em 11 unidades acadêmicas diferentes: o Instituto Radcliffe de Estudos Avançados; Harvard School of Dental Medicine; Harvard Divinity School; Faculty of Arts & Sciences; Harvard Graduate School of Design; Harvard Graduate School of Education; Graduate School of Arts & Sciences; Harvard John A. Paulson School of Engineering and Applied Sciences; Harvard Kennedy School; Harvard Law School; Harvard Medical School, Harvard T.H. Chan School of Public Health e Harvard Business School.