5 fatos interessantes sobre o planeta Urano que vão te surpreender

Identificado em 1781, Urano é o terceiro maior planeta do Sistema Solar. Saiba mais sobre esse astro.

Urano é um dos oito planetas que fazem parte do Sistema Solar e o terceiro maior planeta desse sistema. Ele é composto por gases como o hidrogênio e o hélio, sendo considerado, por isso, um planeta gasoso.

continua depois da publicidade

Ele foi identificado em 1781, pelo astrônomo alemão William Herschel (1738-1822). É um planeta ainda pouco explorado, devido a sua distância em relação à Terra e as dificuldades técnicas de exploração de sua superfície.

Urano é conhecido, assim como os demais planetas gasosos (Júpiter, Saturno e Netuno), por seus anéis, que circundam sua superfície. Ao todo, são 13 anéis. Ele ainda possui diversas luas, sendo que 27 delas já foram identificadas.

continua depois da publicidade

Para saber mais sobre o planeta Urano, confira abaixo cinco fatos interessantes sobre esse astro que vão te surpreender.

1. Urano foi observado pela primeira vez em 1690

Embora tenha sido descoberto em 1781 por William Herschel, Urano foi observado pela primeira vez em 1690 pelo astrônomo John Flamsteed, que na época acreditou ser o planeta se tratava de uma estrela.

2. Origem do nome Urano

O nome do planeta Urano foi inspirado no deus grego do céu “Ouranos”, que era o pai de Cronos e avô de Zeus, segundo a mitologia grega. Assim, Urano é o único planeta que não foi batizado com o nome de um deus romano.

continua depois da publicidade

No entanto, antes de ser nomeado oficialmente, outros nomes foram considerados, como Minerva, Oceanus, Hypercronius, Astrea e Cybele. Herschel, inclusive, chegou a sugerir um nome: “Georgium Sidus” ou “Planeta Georgiano, em homenagem ao Rei George III da Inglaterra.

Quem decidiu, enfim, que o planeta seria batizado de Urano foi o astrônomo alemão Johan Bode, o primeiro a detalhar a órbita do planeta.

3. Estrutura do planeta Urano

Urano pode ser descrito como uma esfera gigantesca de líquido e gás. Cerca de 80% de sua massa é composta por uma mistura fluida de gelos de metano, água e amônia, e em sua atmosfera é possível encontrar hidrogênio e hélio. Em relação ao seu núcleo, acredita-se que ele seja rochoso e que tenha aproximadamente o tamanho da Terra.

continua depois da publicidade

Sobre a sua configuração planetária, Urano possui uma das mais curiosas do Sistema Solar, já que ele conta com um eixo de rotação que fica inclinado para o lado, fazendo com que seus polos fiquem situados onde se encontra normalmente o equador dos demais planetas.

4. Um ano em Urano equivale a 84 anos na Terra

A duração do dia em Urano é de 17 horas terrestres, ou seja, esse é o tempo que o planeta leva para dar uma volta em torno de si mesmo (movimento de rotação). Já um ano por lá dura cerca de 84 anos terrestres, tempo em que o planeta leva para dar uma volta completa em torno do Sol (movimentação de translação).

5. Mais de 40 anos sob a luz do Sol

Urano apresenta uma inclinação de 82,5 graus em relação à sua órbita. Essa inclinação e os movimentos do planeta são por responsáveis por fazer o astro a permanecer iluminado pelo Sol durante 42 anos. Enquanto isso, a outra parte fica em total escuridão.

continua depois da publicidade