Se você tem um cachorro ou gato como animal de estimação, já sabe que os bichinhos exigem muito mais cuidados do que normalmente imaginamos.
Além de dar carinho, atenção, comida, água e conforto, é preciso rever algumas atitudes que não devem ser feitas com o seu cãozinho ou bichano. Confira algumas delas a seguir:
Manter o animal preso
Felizmente, foi-se o tempo em que era aceitável deixar cachorros acorrentados ou gatos fechados em pequenos cercadinhos. Esses animais precisam se movimentar para ter saúde. Nunca se esqueça disso.

Foto: Reprodução / Pexels
Fazer punições físicas
Independentemente do que o seu cão ou gato tenha feito, nada justifica bater ou maltratar o animal. Aliás, isso é crime e deve ser sempre denunciado.
Isolar o pet do restante da família
Se não houver qualquer indicação médica, como depois de um procedimento cirúrgico ou algo do tipo, não é nada recomendado isolar o cachorro ou o gato do restante da família. Esses animais apreciam a companhia dos tutores e ficam deprimidos quando são isolados.
Deixar o animal sozinho no carro
Nem que seja só para ir à farmácia rapidinho. Nunca devemos deixar animais sozinhos trancados dentro de carros. Essa prática tem vários riscos, como morte por superaquecimento, furto e crises de ansiedade.
Oferecer qualquer comida ao pet
Cães e gatos podem, eventualmente, comer alguns alimentos que os seres humanos comem também, mas é preciso conversar com o veterinário do animal antes de oferecer qualquer coisa.
Tratar o animal como ser humano
É errado humanizar demais os pets, ainda que isso possa parecer inofensivo. Tratar o cão ou o gato como um bebê pequeno é algo que compromete o bem-estar do animal e atrapalha a relação que ele terá com o tutor.
Abandonar o animal
Algumas pessoas tratam seus animais de estimação como objetos, o que é errado em vários níveis. Abandonar cães ou gatos nas ruas ou em frente à casa de outras pessoas é algo extremamente cruel.
Antes de adotar um bicho de estimação, lembre-se de que essa relação envolve comprometimento, tempo, dinheiro e muita paciência. Nem todas as pessoas se dão bem com animais como cães e gatos — e tudo bem. O importante é entender isso e jamais forçar a relação.