Quais são os gatos mais dóceis do mundo? Veja lista com 5 raças

Nem tudo são mordidas e arranhões na vida de um tutor de gato. Existem algumas raças conhecidas por serem especialmente amorosas.

Muitas pessoas gostariam de ter um gato, mas acreditam que escolhendo esse pet não vão poder aproveitar o carinho e amor do bichano, que tem fama de só gostar de ficar sozinho.

continua depois da publicidade

Mas não precisa ser sempre assim, algumas raças têm por característica se dar muito bem com humanos. Confira algumas delas, que separamos especialmente para quem é apaixonado por gatos, mas não quer abrir mão do contato próximo com seu bichinho de estimação:

1. Ragdoll

É um gigante gentil, pois mesmo sendo uma das maiores raças de gato, é tão manso que chega a ficar molenga no colo. Justamente dessa característica que vem seu nome, que numa tradução livre, significa boneca de pano.

continua depois da publicidade

2. Persa

Muitos criadores consideram esse o gato mais dócil de todos. Inclusive gatos persa não têm nenhum problema em pedir carinho, pelo contrário, demonstram seu apreço pelo tutor e sempre estão querendo um pouco mais de atenção.

3. Siamês

Esse felino ama ser o centro das atenções nos lares onde ele mora, chegando até mesmo a pedir carinho com leves mordidinhas.

Só não espere que ele seja assim com todo mundo, pois o siamês costuma não gostar muito de ficar perto das visitas, preferindo se esconder quando tem gente diferente em casa.

continua depois da publicidade

4. Maine Coon

Maior gato do mundo, raça Maine Coon

Foto: Pxhere.

Essa raça é chamada por alguns de gato-cachorro, pelo costume de seguir o tutor pela casa. São bichanos que gostam de se esfregar e receber carinho, embora não gostem de ficar muito tempo no colo.

Também são bem carinhosos e, normalmente, demoram a se irritar, o que faz deles uma ótima escolha para casas com crianças.

5. Havana Brown

Esses bichanos costumam ser muito gentis com toda a família, ao ponto de que podem desenvolver um pouco de dependência emocional dos tutores. Além disso, adoram brinquedos e interagir com pessoas próximas, então podem ser gatos muito adequados para quem tem filho pequeno em casa.

continua depois da publicidade

Esses comportamentos são o padrão das raças, mas podem variar de indivíduo para indivíduo. Além disso, a socialização do gato pode ter grande influência em seu temperamento, portanto, para não ficar com dúvidas sobre como ter um bichano o mais dócil possível, procure sempre um médico veterinário.