O quiabo é um alimento saboroso e nutritivo, que pode fazer parte de diversas receitas, como o delicioso frango com quiabo, mas que costuma irritar quem cozinha. Aquela “baba” que o legume solta é, para muitas pessoas, um impeditivo real para o consumo.
Se você gosta de quiabo, mas se irrita quando o danado fica visguento, saiba que existem algumas formas quase mágicas de resolver o problema. Antes de qualquer coisa, precisamos deixar claro que comer o quiabo com ou sem a “baba” é algo que depende da preferência de cada pessoa.
O preparo do quiabo deve começar ao escolher o legume na feira ou no supermercado. Para que o quiabo esteja fresco, ele precisa ser firme, bem verde e sem manchas. Além disso, é preferível que não seja muito comprido nem esteja amarelado, pois isso indica que o vegetal está fibroso demais.
Como tirar a baba do quiabo?
Lave bem os quiabos e seque-os com cuidado, para só então, cortá-los em rodelas. Se você lavar o quiabo depois de fatiá-los, a probabilidade de que ele produza baba durante o cozimento é muito maior.
Existem algumas formas de diminuir a produção da baba:
- Deixar as rodelas de quiabo de molho, por 30 minutos, em uma tigela com água e algumas gotas de limão;
- Adicionar rodelas de tomate na hora em que refogar o quiabo;
- Refogar o quiabo com algumas gotas de vinagre;
- Fritar diretamente no óleo quente, por 15 segundos, para que as rodelas fiquem crocantes e sequinhas. Depois, retire, coloque o quiabo em cima de um papel toalha e sirva com a salada.
E se você gosta de saber curiosidades sobre os alimentos, olha só que interessante: embora seja sempre chamado de legume, o quiabo é um fruto! O mesmo acontece com o tomate, que também é considerado fruto.