Basicamente, entender a principal diferença entre gasolina comum e aditivada não afeta somente o preço que o consumidor gasta no posto de combustível, como também a durabilidade desse produto nos veículos. Sendo assim, costuma ser uma dúvida extremamente comum entre os condutores, principalmente os recém-habilitados.
Em todos os casos, deve-se conhecer mais sobre cada produto para entender os resultados que eles geram nos veículos, e para qual situação são recomendados.
Assim, além de auxiliar na manutenção do automóvel, é possível gerar mais segurança e reduzir a possibilidade de acidentes inesperados no trânsito. Saiba mais a seguir:
Qual é a principal diferença entre gasolina comum e aditivada?
No geral, a principal diferença entre gasolina comum e aditivada está baseada na composição química.
Sendo assim, a gasolina comum possui uma composição regular, mas a aditivada possui adição de um pacote de aditivos, como dispersantes químicos para manter a limpeza do sistema de alimentação do combustível no veículo.
Em específico, ambos possuem mais de 50 elementos em sua composição total. Porém, a gasolina comum não tem nenhum tipo de aditivo. De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, a octanagem de ambas é a mesma.
Em resumo, esse é o índice que mede a resistência do produto à detonação do automóvel. Portanto, quanto maior for a taxa de octanagem, maior a resistência do produto e melhor é o desempenho do veículo. Contudo, deve-se considerar outras questões no momento de abastecer.
Para saber se a gasolina comum é melhor do que a gasolina aditivada, deve-se considerar a potência do motor do veículo e outras características técnicas. Assim, pode-se identificar qual o produto recomendado para cada caso.