Bahia lidera a exploração de 11 tipos de minérios no Brasil

A Bahia lidera a exploração de 11 tipos de minérios no Brasil, como o quartzo, a magnesita e o diamante. Isso garante ao estado a quarta posição como produtor nacional de bens minerais em todo o território nacional. As informações são da Assessoria de Comunicação da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI). continua depois […]

A Bahia lidera a exploração de 11 tipos de minérios no Brasil, como o quartzo, a magnesita e o diamante. Isso garante ao estado a quarta posição como produtor nacional de bens minerais em todo o território nacional. As informações são da Assessoria de Comunicação da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI).

continua depois da publicidade

Além disso, o estado é rico em ouro, cobre e níquel. Cerca de 36% do total de ouro produzido no país é feito na Bahia, assim como 19% de cobre e 13% de níquel. As jazidas dos minérios ficam localizadas no semiárido baiano nos municípios de Jacobina, Juazeiro, Jaguarari, Campo Formoso, Barrocas, Andorinha e Itagibá (onde fica a única produtora de níquel sulfetado do Brasil). A Bahia ainda é o único estado que produz vanádio, em Maracás, e urânio, em Caetité.

PIB da Bahia

Quase 2% do Produto Interno Bruto da Bahia é gerado pelo setor da mineração. Em agosto de 2020, foram gerados cerca de R$ 9,4 milhões só em arrecadações de impostos sobre o setor nos municípios citados. A cobrança é feita para compensar a exploração mineral causada, chamada de CFEM e conhecida como royalties.

continua depois da publicidade

A expectativa é que a mineração na Bahia receba 12,8 bilhões de dólares em investimentos nos próximos anos. Esses projetos são relacionados à produção de zinco, bauxita, ferro, calcário e outros minérios.Toda a produção comercializada no território baiano alcançou, em agosto, 564 milhões de reais.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Governo Estadual da Bahia divulgou os dados através de informe executivo em seu site. As informações também contam com dados da Agência Nacional de Mineração (ANM).

Mineração no Brasil

O Brasil é o segundo maior exportador de minério de ferro do mundo. O país tem uma relação econômica com a mineração desde os tempos de Brasil-Colônia. Os minérios metálicos totalizaram, no ano de 2016, 77% do valor total da produção de mineração no país. Alumínio, cobre, estanho, ferro, manganês, nióbio, níquel e ouro totalizam junto quase 99% da produção mineral metálica brasileira. O ferro é o maior destaque, sendo produzido em maior escala nos estados de Minas Gerais e do Pará.

continua depois da publicidade

De acordo com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) existem mais de 8.800 empresas de mineração no Brasil, a grande maioria delas na região Sudeste do país. O faturamento do setor, em 2019, foi de 153,4 bilhões de reais, só de exportações foram recebidos cerca de 32 bilhões de dólares. A Agência Nacional de Mineração publica diversos levantamentos sobre o setor em seu site.