CNH gratuita: servidoras da Coelba vão ganhar habilitação

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) fechou um acordo com a Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) para que suas colaboradoras possam tirar uma CNH gratuita. A medida foi feita para que as chances das mulheres de entrarem no mercado de trabalho aumentem, já que possuir uma Carteira Nacional de Habilitação melhora os […]

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) fechou um acordo com a Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) para que suas colaboradoras possam tirar uma CNH gratuita. A medida foi feita para que as chances das mulheres de entrarem no mercado de trabalho aumentem, já que possuir uma Carteira Nacional de Habilitação melhora os currículos.

continua depois da publicidade

Segundo o Detran BA, 54 mulheres do grupo de Neoenergia da Coelba irão poder tirar a CNH gratuita. Todas que participarem do curso de eletricista poderão fazer os exames médico e psicotécnico sem pagar nenhuma taxa. As funcionárias cadastraram entrando em contato com o Detran e com a Coelba, as matriculadas já estão participando das aulas teóricas e práticas necessárias para obtenção da CNH. As aulas do curso prático são dadas pelo Sindauto.

Rodrigo Pimentel, diretor geral do Detran Bahia disse : ”É gratificante participar desse projeto de inclusão da Coelba, que o Governo do Estado abraçou. A nossa autarquia entra com a sua contribuição social, junto com o Sindauto, para qualificar ainda mais essas mulheres, que em breve estarão aptas a dirigir e trabalhar como eletricistas”.

continua depois da publicidade

Detalhes

Depois de conseguirem a CNH gratuita, as funcionárias da Coelba vão poder atuar na parte elétrica de edifícios e nas redes de distribuição de energia como motoristas de veículos usados para esses serviços. A Companhia de Eletricidade da Bahia afirmou que a parceria surgiu para igualar mulheres e homens nesse posto de serviço.

Várias servidoras da instituição não podiam subir de cargo se não obtivessem uma CNH. Elas alegavam que o processo era muito caro e que não tinha condições financeiras de pagar para tirar a habilitação. O Detran BA disse que essa pode ser a primeira de muitas ações em parceria com a Coelba, o departamento visa a ampliação de mulheres habilitadas em toda a região.

CNH gratuita

Sabia que 5 estados brasileiros possuem programas de acesso a CNH gratuita? A Bahia é um deles, confira:

continua depois da publicidade
  • Amazonas – Os amazonenses podem tirar a CNH grátis através de uma parceria entre o Governo do Amazonas e o Sindicato do Centro de Formação de Condutores. Interessados podem se inscrever pelo aplicativo Amazonas na Palma da Mão (Android) e no site do Detran AM.
  • Bahia – Os baianos podem tirar CNH gratuitamente pela Escola Pública de Trânsito do Detran (EPTRAN), que dá acesso à primeira habilitação para pessoas de baixa renda.
  • Ceará – O Governo do Estado do Ceará financia a CNH grátis para cidadãos de baixa renda desde o ano de 2009. Abrangendo as categorias A (motos) e B (carros).
  • Paraíba – Pró Jovem e Brasil Alfabetizado, eles estão disponíveis para pessoas egressas do sistema penitenciário ou que tenham passado por medida socioeducativa. No estado, a CNH grátis é para as categorias A, B, C (veículos acima de 3,5 toneladas), D (veículos com mais de 8 passageiros) e E (veículos com unidade acoplada até 6 toneladas).
  • Pernambuco – No PE já foram 9 edições do programa de CNH Grátis, cidadãos que recebem Bolsa Família, Chapéu de Palha (benefício dado pelo Governo de Pernambuco), egressos do sistema penitenciário, socioeducandos da Funase, desempregados (com renda per capita de até 3 salários) e alunos do ensino médio e fundamental da rede pública estadual (desde que maiores de 18 anos) podem participar.