Salvador é uma das 10 capitais com maior índice de leitura no Brasil

A iniciativa Retratos da Leitura no Brasil, coordenada pelo Instituto Pró-livro e executada pelo IBOPE Inteligência, está na sua quinta edição. Este último estudo constatou que Salvador está entre as 10 capitais do Brasil com o maior número de leitores. A amostragem da pesquisa elegeu como leitores aqueles que leram pelo menos um livro nos […]

A iniciativa Retratos da Leitura no Brasil, coordenada pelo Instituto Pró-livro e executada pelo IBOPE Inteligência, está na sua quinta edição. Este último estudo constatou que Salvador está entre as 10 capitais do Brasil com o maior número de leitores. A amostragem da pesquisa elegeu como leitores aqueles que leram pelo menos um livro nos últimos três meses que antecederam a consulta.

continua depois da publicidade

Segundo os dados dessa 5ª edição da Retratos da Leitura no Brasil das 10 capitais nacionais que leram mais, metade delas estavam localizadas no Nordeste. Na amostra final de 2019, o Nordeste também se destacou como a região que mais se dedica a leitura no país.

De acordo com a lista dos 10 primeiros estão:

continua depois da publicidade
  1. João Pessoa (64%),
  2. Curitiba (63%),
  3. Manaus (62%),
  4. Belém (61),
  5. São Paulo (60%),
  6. Teresina (59%),
  7. São Luís (59%),
  8. Aracaju (58%),
  9. Salvador (57%),
  10. Florianópolis (56%).

Os resultados indicaram que os principais incentivadores na iniciação da leitura no Brasil são os professores e mães ou responsáveis do sexo feminino. A respeito do que leitura representa para esses leitores, a grande maioria (64%) apontou a leitura como fonte de conhecimento. E o livro que lidera o ranking dos 37 mais citados é a Bíblia, com 362 dos números absolutos.

Este ano (2020), Salvador seria a sede da Bienal do Livro no Centro de Convenções da capital baiana, mas por conta da pandemia da COVID-19 o evento foi cancelado. A última vez que a cidade sediou o evento foi em 2013.

A pesquisa sobre leitura no Brasil

As pesquisas promovidas pelo Instituto Pró-Livro, desde sua primeira edição em 2007, contam com o apoio e patrocínio da: Abrelivros, da CBL (Câmara Brasileira do Livro) e do Snel (Sindicato Nacional dos Editores de Livros). A pesquisa dessa 5ª edição, em 2020, teve a contribuição da parceria e patrocínio do Itaú Cultural. A pesquisa de campo e apuração de dados, desde o início, tem sido executada pelo Ibope Inteligência.

continua depois da publicidade

A pesquisa sobre a leitura no Brasil contou com mais de 8 mil pessoas entrevistadas de 208 municípios do país. As enquetes foram realizadas entre outubro de 2019 e janeiro de 2020.  Foram entrevistados: pessoas partir dos 5 anos de idade, alfabetizadas ou não. O método para colher as informações foram entrevistas em casa, face a face. As respostas eram computadas em tablets.

O objetivo desse estudo é conhecer o perfil de leitores e não leitores no país. O comportamento deles com os livros com critérios como: intensidade de leitura (quantos livros por ano), forma de ler, limitações, motivação, representações e condições de leitura e de acesso aos livros (impresso e digital).