Tudo Bahia
Portal de Notícias

Salvador é uma das 10 capitais com maior índice de leitura no Brasil

A iniciativa Retratos da Leitura no Brasil, coordenada pelo Instituto Pró-livro e executada pelo IBOPE Inteligência, está na sua quinta edição. Este último estudo constatou que Salvador está entre as 10 capitais do Brasil com o maior número de leitores. A amostragem da pesquisa elegeu como leitores aqueles que leram pelo menos um livro nos últimos três meses que antecederam a consulta.

Segundo os dados dessa 5ª edição da Retratos da Leitura no Brasil das 10 capitais nacionais que leram mais, metade delas estavam localizadas no Nordeste. Na amostra final de 2019, o Nordeste também se destacou como a região que mais se dedica a leitura no país.

De acordo com a lista dos 10 primeiros estão:

  1. João Pessoa (64%),
  2. Curitiba (63%),
  3. Manaus (62%),
  4. Belém (61),
  5. São Paulo (60%),
  6. Teresina (59%),
  7. São Luís (59%),
  8. Aracaju (58%),
  9. Salvador (57%),
  10. Florianópolis (56%).

Os resultados indicaram que os principais incentivadores na iniciação da leitura no Brasil são os professores e mães ou responsáveis do sexo feminino. A respeito do que leitura representa para esses leitores, a grande maioria (64%) apontou a leitura como fonte de conhecimento. E o livro que lidera o ranking dos 37 mais citados é a Bíblia, com 362 dos números absolutos.

Este ano (2020), Salvador seria a sede da Bienal do Livro no Centro de Convenções da capital baiana, mas por conta da pandemia da COVID-19 o evento foi cancelado. A última vez que a cidade sediou o evento foi em 2013.

A pesquisa sobre leitura no Brasil

As pesquisas promovidas pelo Instituto Pró-Livro, desde sua primeira edição em 2007, contam com o apoio e patrocínio da: Abrelivros, da CBL (Câmara Brasileira do Livro) e do Snel (Sindicato Nacional dos Editores de Livros). A pesquisa dessa 5ª edição, em 2020, teve a contribuição da parceria e patrocínio do Itaú Cultural. A pesquisa de campo e apuração de dados, desde o início, tem sido executada pelo Ibope Inteligência.

A pesquisa sobre a leitura no Brasil contou com mais de 8 mil pessoas entrevistadas de 208 municípios do país. As enquetes foram realizadas entre outubro de 2019 e janeiro de 2020.  Foram entrevistados: pessoas partir dos 5 anos de idade, alfabetizadas ou não. O método para colher as informações foram entrevistas em casa, face a face. As respostas eram computadas em tablets.

O objetivo desse estudo é conhecer o perfil de leitores e não leitores no país. O comportamento deles com os livros com critérios como: intensidade de leitura (quantos livros por ano), forma de ler, limitações, motivação, representações e condições de leitura e de acesso aos livros (impresso e digital).

LEIA TAMBÉM

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais