Tudo Bahia
Portal de Notícias

Banco de leite materno da Bahia é inaugurado na capital do estado

De acordo com informações do Governo da Bahia, o banco de leite humano de Salvador tem capacidade para 7 mil atendimentos anuais.

Nesta terça-feira (17/11), foi inaugurado o Banco de Leite Humano na Bahia. O evento foi realizado pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, e pela subsecretária estadual da Saúde, Tereza Paim. De acordo com a Assessoria de Comunicação do governo estadual, o centro, que fica na Maternidade de Referência José Maria de Magalhães Netto, em Salvador, tem capacidade de realizar 7 mil coletas por ano.

Publicidade
.

O espaço é uma das ações de sensibilização ao nascimento prematuro. Só na Bahia, o problema afeta 21 mil bebês anualmente. Esse número cresce para 340 mil bebês em todo o Brasil. Todo leite materno colhido será distribuído nas cidades de Feira de Santana, Vitória da Conquista e Itabuna, bem como na capital do estado.

Leite materno e amamentação do bebê prematuro

Segundo Vilas-Boas, até o sexto mês de vida, o leite materno deveria ser o único alimento da criança. Ele explica que o líquido contém os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento e crescimento saudável do bebê.

“Através do leite materno, o bebê recebe anticorpos da mãe para proteção contra diarreia e infecções, além de diminuir o risco de alergias, colesterol alto, diabetes e obesidade. O aleitamento materno ainda traz benefícios também para a mãe: reduz os riscos de a mulher desenvolver, no futuro, câncer de mama e ovário, ajuda na perda de peso e acelera a recuperação após o parto, além de aumentar o vínculo afetivo com o filho”, pontuou o secretário.

De acordo com o Ministério da Saúde, o bebê recebe vários anticorpos por meio do corpo da mãe. Sendo assim, reduz em até 13% as chances de mortalidade na infância. Por isso, o leite materno é ainda mais imprescindível para os recém-nascidos antes da hora.

Especialmente o bebê prematuro precisa de mais atenção no momento da amamentação. Isso porque a criança ainda não tem coordenação das funções de sucção, deglutição e respiração. Dessa forma, pode ter mais risco de engasgamento.

Novembro Roxo: conscientização à prematuridade

O Novembro Roxo é o mês de ações voltadas à prematuridade, com eventos informativos sobre o assunto. Neste período, a Organização Mundial da Saúde (OMS) promove uma semana de conscientização sobre o assunto, aproveitando o Dia Mundial da Prematuridade (17 de novembro).

Um bebê é considerado prematuro quando nasce antes de 37 semanas de gestação. Já os prematuros extremos chegam ao mundo antes de 28 semanas. A prematuridade pode ser causada por vários fatores, como:

  • Doenças uterinas;
  • Infecções adquiridas na gestação;
  • Gestação múltipla;
  • Diabete gestacional;
  • Malformações fetais;
  • Ruptura prematura das membranas ovulares;
  • Hipertensão arterial crônica;
  • Doença hipertensiva da gravidez.

A prevenção de parto prematuro pode ser feita com acompanhamento pré-natal. O médico acompanha o desenvolvimento do feto durante toda a gestação, podendo identificar fatores de risco.

“Neste 17 de novembro, o planeta chama atenção para o Dia Mundial da Prematuridade. Faremos a inauguração de um Banco de Leite Humano em cada uma das nove macrorregiões, pois estes equipamentos são fundamentais no combate à emergência nutricional dos bebês prematuros. Aqui o leite é colhido, pasteurizado, proporcionado e entregue aos bebês que estão internados nesta ou em outras maternidades”, afirma Tereza Paim.

As mulheres interessadas em fazer a doação devem se dirigir à Maternidade José Maria de Magalhães Netto, localizada na Rua Marquês de Marica, s/n, no bairro do Pau Miúdo. O banco de leite humano da Bahia fica aberto todos os dias da semana no horário de 7h às 9h.

LEIA TAMBÉM

Basílica na Bahia é desinfectada para festa da Padroeira do estado

A Bahia está se preparando para celebrar a festa da Padroeira do estado no próximo dia 08 de dezembro. Para isso, nesta quinta-feira (25), foi realizada a desinfecção da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da…

Obras do Porto Sul em Ilhéus são autorizadas por Rui Costa

Nesta quarta-feira, 25 de novembro, o governador da Bahia, Rui Costa, visitou o canteiro de obras do Porto Sul, em Ilhéus. No local será construída uma ponte sobre o Rio Almada, com acesso às rodovias BA-001 e BA-262. A…

Igreja de Santa Rita de Cássia será reaberta após reforma

Fiéis do Bairro de Matatu de Brotas, em Salvador, poderão voltar a frequentar as missas normalmente. Nesta quinta-feira (26/11), a Igreja de Santa Rita de Cássia será reaberta após ter passado nove meses em reforma.…

Programa Universidade Para Todos prorroga inscrições até sexta-feira (27)

As inscrições para o Programa Universidade Para Todos (UPT) foram prorrogadas até a próxima sexta-feira, dia 27 de novembro de 2020. Os registros são gratuitos e podem ser feitos no Portal da Educação.O UPT é uma…

Fazcultura 2020: última semana para envio de propostas

Propostas culturais estão sendo recebidas pelo Governo do Estado da Bahia, que poderão ser financiadas pelo Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural (Fazcultura 2020). As inscrições estarão abertas até o dia…

Nova unidade do SAC Pituaçu começa a fazer atendimentos em 25/11

Uma nova unidade do SAC começará a atender a população de Salvador no dia 25 de novembro. Estamos falando do SAC Pituaçu, localizado no Terminal de Integração. Com capacidade para atender diariamente 1.300 cidadãos, o…

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais