Tudo Bahia
Portal de Notícias

2º Turno Eleições na Bahia: Resultados em Feira de Santana e Vitória da Conquista

Feira de Santana e Vitória da Conquista tiveram a decisão eleitoral com reeleição nas duas cidades.

Neste domingo (29) ocorreram as eleições em 2º Turno e, na Bahia, duas cidades, Feira de Santana (centro-norte baiano) e Vitória da Conquista (sudoeste do estado), tiveram a decisão eleitoral com reeleição nas duas cidades.

Resultado eleições em Feira de Santana

Na cidade de Feira de Santana, segunda maior do estado, Colbert Martins Filho (MDB) alcançou a reeleição com 54,42% (164.831 votos) contra 45,58% de Zé Neto do PT que corresponde a 138.073 votos. Após o resultado oficial do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) o prefeito saiu em carreata pelas ruas da cidade com a aglomeração gigantesca de apoiadores comemorando a vitória.

Colbert esteve presente na comemoração em um trio ao lado do candidato a prefeito em 1º turno José de Arimateia (Republicanos) que é deputado estadual e que manifestou apoio a ele em segundo turno.

Resultado eleições em Vitória da Conquista

Já em Vitória da Conquista o também prefeito, Herzém Gusmão (MDB) alcançou a reeleição com 54,00% dos votos, um total de 97.364. O seu opositor Zé Raimundo (PT) obteve 46,00% dos eleitores com 82.942 votos. Após os resultados Hérzem Gusmão e sua vice Sheila Lemos (filha da atual vice no primeiro mandato), agradeceu os votos e disse que o resultado é a aprovação de sua gestão. O mesmo ainda afirmou:

Nós daremos continuidade ao que nós pensamos e planejamos para esse segundo mandato. Portanto, muito obrigado a todos da cidade, àqueles que acreditaram e votaram. E também da zona rural.

– Hérzem Gusmão, prefeito reeleito.

Mapa eleitoral das eleições na Bahia

O Democratas foi um dos partidos com maior crescimento percentual nas prefeituras, haja vista, que a capital teve como vencedor o representante de ACM Neto – Bruno Reis. Ao todo o Democratas leva 37 prefeituras no estado, sendo que, 09 estão entre as maiores cidades com população superior a 50 mil eleitores. Entre essas cidades destacam-se, além da capital, Camaçari, Eunápolis, Luís Eduardo Magalhães, Teixeira de Freitas e Barreiras.

Na eleição de 2018 o partido terminou em baixa, haja vista, que com a desistência de ACM Neto pela disputa do governo do estado o atual governador, reeleito, Rui Costa, obteve 75% dos votos.

O Partido dos Trabalhadores teve um desempenho ruim na capital e percentualmente no interior do estado. A candidata, filiada ao PT este ano, Major Denice, obteve apenas 18,9% dos votos na capital.

Com os resultados de Feira de Santana e Vitória da Conquista (ambas com candidatos petistas no segundo turno) ficou mais enfatizada essa baixa. O PT elegeu 32 prefeitos e corresponde a 5,2% da população do estado. Das grandes cidades do estado o PT venceu apenas em Lauro de Freitas e Santo Estevão (entre as 50 maiores). Em Lauro de Freitas Moema Gramacho obteve seu segundo mandato consecutivo e quarto ao todo.

Maior êxito foi do PSD

O PSD que tem como maiores nomes na Bahia os senadores Otto Alencar e Ângelo Coronel foi o grande vencedor no número de prefeitos eleitos, totalizando 105 prefeituras. Esse número corresponde a 17% da população do estado. O partido vem crescendo desde as últimas eleições municipais em 2016. O segundo lugar ficou com o partido do atual vice-governador João Leão (Progressistas) com 86 prefeituras.

LEIA TAMBÉM

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais