2º Turno Eleições na Bahia: Resultados em Feira de Santana e Vitória da Conquista

Neste domingo (29) ocorreram as eleições em 2º Turno e, na Bahia, duas cidades, Feira de Santana (centro-norte baiano) e Vitória da Conquista (sudoeste do estado), tiveram a decisão eleitoral com reeleição nas duas cidades. continua depois da publicidade Resultado eleições em Feira de Santana Na cidade de Feira de Santana, segunda maior do estado, […]

Neste domingo (29) ocorreram as eleições em 2º Turno e, na Bahia, duas cidades, Feira de Santana (centro-norte baiano) e Vitória da Conquista (sudoeste do estado), tiveram a decisão eleitoral com reeleição nas duas cidades.

continua depois da publicidade

Resultado eleições em Feira de Santana

Na cidade de Feira de Santana, segunda maior do estado, Colbert Martins Filho (MDB) alcançou a reeleição com 54,42% (164.831 votos) contra 45,58% de Zé Neto do PT que corresponde a 138.073 votos. Após o resultado oficial do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) o prefeito saiu em carreata pelas ruas da cidade com a aglomeração gigantesca de apoiadores comemorando a vitória.

Colbert esteve presente na comemoração em um trio ao lado do candidato a prefeito em 1º turno José de Arimateia (Republicanos) que é deputado estadual e que manifestou apoio a ele em segundo turno.

continua depois da publicidade

Resultado eleições em Vitória da Conquista

Já em Vitória da Conquista o também prefeito, Herzém Gusmão (MDB) alcançou a reeleição com 54,00% dos votos, um total de 97.364. O seu opositor Zé Raimundo (PT) obteve 46,00% dos eleitores com 82.942 votos. Após os resultados Hérzem Gusmão e sua vice Sheila Lemos (filha da atual vice no primeiro mandato), agradeceu os votos e disse que o resultado é a aprovação de sua gestão. O mesmo ainda afirmou:

Nós daremos continuidade ao que nós pensamos e planejamos para esse segundo mandato. Portanto, muito obrigado a todos da cidade, àqueles que acreditaram e votaram. E também da zona rural.

– Hérzem Gusmão, prefeito reeleito.

Mapa eleitoral das eleições na Bahia

O Democratas foi um dos partidos com maior crescimento percentual nas prefeituras, haja vista, que a capital teve como vencedor o representante de ACM Neto – Bruno Reis. Ao todo o Democratas leva 37 prefeituras no estado, sendo que, 09 estão entre as maiores cidades com população superior a 50 mil eleitores. Entre essas cidades destacam-se, além da capital, Camaçari, Eunápolis, Luís Eduardo Magalhães, Teixeira de Freitas e Barreiras.

Na eleição de 2018 o partido terminou em baixa, haja vista, que com a desistência de ACM Neto pela disputa do governo do estado o atual governador, reeleito, Rui Costa, obteve 75% dos votos.

continua depois da publicidade

O Partido dos Trabalhadores teve um desempenho ruim na capital e percentualmente no interior do estado. A candidata, filiada ao PT este ano, Major Denice, obteve apenas 18,9% dos votos na capital.

Com os resultados de Feira de Santana e Vitória da Conquista (ambas com candidatos petistas no segundo turno) ficou mais enfatizada essa baixa. O PT elegeu 32 prefeitos e corresponde a 5,2% da população do estado. Das grandes cidades do estado o PT venceu apenas em Lauro de Freitas e Santo Estevão (entre as 50 maiores). Em Lauro de Freitas Moema Gramacho obteve seu segundo mandato consecutivo e quarto ao todo.

Maior êxito foi do PSD

O PSD que tem como maiores nomes na Bahia os senadores Otto Alencar e Ângelo Coronel foi o grande vencedor no número de prefeitos eleitos, totalizando 105 prefeituras. Esse número corresponde a 17% da população do estado. O partido vem crescendo desde as últimas eleições municipais em 2016. O segundo lugar ficou com o partido do atual vice-governador João Leão (Progressistas) com 86 prefeituras.

continua depois da publicidade