11ª Feira Baiana da Agricultura Familiar expõe cachaça premiada

Dentre os mais de 600 produtos que estão sendo comercializados na 11ª Feira Baiana da Agricultura Familiar que vai acontecer até este domingo (13/12), a Cachaça Abaíra Prata, que ganhou medalha de ouro na Expocachaça 2020, estará à disposição do público nessa edição do evento. continua depois da publicidade A bebida é fabricada pela Cooperativa […]

Dentre os mais de 600 produtos que estão sendo comercializados na 11ª Feira Baiana da Agricultura Familiar que vai acontecer até este domingo (13/12), a Cachaça Abaíra Prata, que ganhou medalha de ouro na Expocachaça 2020, estará à disposição do público nessa edição do evento.

continua depois da publicidade

A bebida é fabricada pela Cooperativa dos Produtores de Cana e seus derivados da Micro Região de Abaíra (Coopama). A cachaça tem registro de Indicação Geográfica (IG), conferido a produtos ou serviços que são típicos do seu local de origem.

Evaristo Carneiro, presidente da Coopama, chama a atenção para o fato dessa cachaça ser um produto feito por agricultores familiares da Chapada Diamantina. “Esse é o resultado do trabalho de agricultores dos municípios de Abaíra, Jussiape, Mucugê e Piatã. Além das cachaças, também produzimos açúcar mascavo e rapadura, que também estão sendo comercializados na feira”, disse o presidente da Coopama.

continua depois da publicidade

Além da medalha de ouro, outra bebida da marca Abaíra, que está exposta na 11ª Feira Baiana da Agricultura Familiar, ganhou medalha de prata na categoria Madeiras Estrangeiras: a Cachaça Abaíra envelhecida em Carvalho Francês. A Expocachaça aconteceu em Belo Horizonte, neste mês de dezembro.

Os moradores de Salvador e de nove municípios da região metropolitana podem comprar esses e outros produtos e receber em casa, com entrega gratuita. Quem acessar o site ainda pode navegar pelos territórios onde esses produtos são produzidos e conhecer sobre cada região, no espaço Trilhas, e conferir uma variada e rica programação.

Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária

Segundo o censo agro 2019, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 77% dos principais gêneros alimentícios consumidos pelos baianos são produzidos por cerca de 600 mil agricultores familiares do estado. Com o objetivo de promover a comercialização desses produtos que é feita a Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária.

continua depois da publicidade

O evento é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes/BA). A edição deste ano, que vai até este domingo (13/12), conta com um novo formato, devido à pandemia da COVID-19, ela foi realizada em ambiente virtual pelo site do evento e transmitida pelo canal @SDRBahia, no Youtube.

Na plataforma online, o público tem acesso a todos os eventos da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária.  A edição deste ano conta com programação cultural com shows online ao vivo de artistas nordestinos, como Margareth Menezes, Adelmario Coelho e Adelmo Casé.

Outra funcionalidade é a trilhas e rotas nos 27 Territórios de Identidade do Estado. Por meio dele o público pode “visitar” os locais onde são produzidos os produtos comercializados na feira e conhecer sobre cada região.

continua depois da publicidade

Todos os produtos da 11ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária são vendido online, as entregas funcionam em sistema delivery, para os municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Candeias, São Sebastião do Passé, São Francisco do Conde, Mata de São João, Dias D’Ávila, Pojuca, Simões Filho, com frete gratuito, no período de 05 a 13 de dezembro.