Lançamento do Passe Livre Digital para Pessoas com Deficiência será online

Nesta quarta-feira (16/12), o Governo do Estado da Bahia vai lançar o Passe Livre Intermunicipal Digital para Pessoas com Deficiência. Mais de 50 mil cidadãos baianos já são beneficiados com o documento que, agora, em formato digital, vai ter um período de emissão reduzido, de 2 meses para 48 horas. continua depois da publicidade O […]

Nesta quarta-feira (16/12), o Governo do Estado da Bahia vai lançar o Passe Livre Intermunicipal Digital para Pessoas com Deficiência. Mais de 50 mil cidadãos baianos já são beneficiados com o documento que, agora, em formato digital, vai ter um período de emissão reduzido, de 2 meses para 48 horas.

continua depois da publicidade

O Passe Livre Digital é um documento emitido pela Secretaria de Justiça, Direitos humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). A carteira vai ser lançada durante a reunião do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coede-BA). O evento será transmitido pelo perfil da SJDHDS no Facebook, às 14h.

O evento online vai contar com a presença de conselheiros do Coede-BA, participação do secretário da SJDHDS, Carlos Martins, e do superintendente dos Direitos da Pessoa com Deficiência da SJDHDS, Alexandre Baroni.

continua depois da publicidade

De acordo com Carlos Martin, secretário da SJDHDS “a modernização do sistema de emissão do Passe Livre para Pessoas com Deficiência vai garantir mais segurança e mais conforto dos usuários, além de desburocratizar o processo de solicitação. Tudo será feito de forma digital e com muito mais agilidade para os cidadãos”.

Passe Livre Digital

Por meio do Passe Livre Digital, o Governo do Estado pretende garantir maior eficiência e transparência no processo de emissão da carteira, além da redução do tempo de espera para a concessão do documento. Outra vantagem do formato digital será a diminuição dos custos para a produção e envio das carteiras em todo estado, estima-se uma redução de R$290 mil por ano.

Atualmente, o processo de emissão da carteira conta com envio, recebimento e avisos de indeferimento dos documentos pelos Correios e o escaneamento dos documentos e inclusão dos dados é feito pelo Sistema do Passe Livre Intermunicipal. A partir de agora, com o novo sistema do Passe Livre Digital, todo o processo passa a ser online, do envio de documentos até o acesso a carteira intermunicipal.

continua depois da publicidade

Além disso, as empresas poderão contar com acesso a uma plataforma mais segura e eficiente para consulta de dados. Dessa forma, o Passe Livre Digital prevê uma segurança maior para empresários e usuários do sistema de transporte intermunicipal.