Energia renovável: Bahia é líder na geração de energia eólica e solar do país

Em questão de energias renováveis, a Bahia é a líder nacional na produção de energia elétrica por meio das fontes eólica (ventos) e solar em 2020, pelo segundo ano consecutivo. Governo do Estado tem trabalhado para atrair investimentos e consolidar resultados, por meio das Secretarias de Infraestrutura (Seinfra) e de Desenvolvimento Econômico (SDE). continua depois […]

Em questão de energias renováveis, a Bahia é a líder nacional na produção de energia elétrica por meio das fontes eólica (ventos) e solar em 2020, pelo segundo ano consecutivo. Governo do Estado tem trabalhado para atrair investimentos e consolidar resultados, por meio das Secretarias de Infraestrutura (Seinfra) e de Desenvolvimento Econômico (SDE).

continua depois da publicidade

Essas duas fontes de energia renovável na Bahia têm capacidade para atender 13,5 milhões de residências. Esses números são confirmados pelos apontamentos do Atlas Eólico (2013) e Solar (2018) do Estado sobre a força e velocidades dos ventos e incidência do sol junto com a estrutura das linhas de transmissão baianas.

Ao todo, foram investidos R$21,8 bilhões pelas empresas do setor na realização das atividades ao longo dos últimos nove anos.

continua depois da publicidade

As energias renováveis na Bahia geradas por meio da energia eólica e solar são mais baratas para a população, isso incentivou a Geração Distribuída da energia solar a crescer 118% no estado, entre janeiro de 2019 e novembro de 2020.

Energia eólica

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) a energia renovável na Bahia a partir da fonte dos ventos, o estado conseguiu gerar 12.590,21 GWh de energia de janeiro a setembro de 2020.

A permanência do estado no primeiro lugar no ranking de produção de energia eólica no país foi viabilizada por meio do início das atividades de 17 novos parques geradores em 2020. Ao todo, 182 parques geradores começaram a funcionar na Bahia, distribuídos em 20 municípios.

continua depois da publicidade

Energia solar

Segundo informações da ONS sobre a energia renovável na Bahia a partir da fonte solar, a produção do estado de energia elétrica de fonte fotovoltaica foi de 1.376,72 GWh entre os meses de janeiro e setembro de 2020.

Ajudando a manter a Bahia na primeira posição na geração de energia solar do país, hoje 32 empresas fotovoltaicas estão funcionando em oito cidades do Estado. Agora, sobre a capacidade instalada da Geração Distribuída, o estado detém a segunda maior do Nordeste, atrás apenas do Ceará, com 145,6 MW.

Investimento em energia renovável na Bahia

Para continuar o desenvolvimento de energias renováveis na Bahia, o Governo do Estado pretende instalar 130 novos parques eólicos e 57 empreendimentos solares, que devem atender mais de 27 municípios no território baiano até 2025.

continua depois da publicidade

De acordo com o secretário da Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, atualmente, cerca de 90% da capacidade instalada de energia elétrica da Bahia é gerada por meio de fontes renováveis.