10 pontos turísticos para conhecer na Bahia; confira a lista

Procura por passeios aumentaram no segundo semestre de 2021. Confira, em nossa matéria, lista com pontos turísticos para conhecer na Bahia.

Belezas naturais que podem ser vistas no litoral até o Cerrado. Seja fazendo trilhas ou nos cânions, seja nos banhos de mar em águas transparentes, nos rios ou em lagos. A história, ritmos, cores, culinária e magia da Bahia encantam todos os turistas que buscam aventura, agitação ou apenas descansar em um dos seus lugares paradisíacos. Por isso, trouxemos uma lista com pontos turísticos para conhecer no estado.

continua depois da publicidade

Com a maior faixa litorânea da região Nordeste, uma extensão de mais de mil quilômetros de faixa de areia e águas cristalinas, as praias da Bahia são as queridinhas dos turistas. Sendo um convite para quem deseja aproveitar o sol, as belas paisagens e conhecer a culinária baiana.

Na pandemia da COVID-19, o setor turístico foi um dos mais atingidos. Agências e receptivos em todos os lugares do mundo tiveram que fechar as portas. Com a chegada das vacinas e o aumento no número de pessoas imunizadas, gradativamente os turistas estão voltando a viajar. Na Bahia, no mês de julho deste ano, o setor já começou a sentir uma melhora.

continua depois da publicidade

Destinos da Bahia mais procurados pelos turistas

Quais serão os dez destinos mais procurados pelos turistas que chegam na Bahia? De acordo com algumas agências e receptivos responsáveis pelos passeios dos turistas, a grande procura são os pacotes para conhecer o litoral baiano. Além do roteiro das praias, outra busca é pelo Centro Histórico de salvador e o Parque da Chapada Diamantina.

A diretora da Tours Bahia, Regula Iglesias-Stromer, disse que entre os destinos mais procurados estão: as praias em Salvador (Farol da Barra e praia do Flamengo), as ilhas dos Frades (Baía de Todos os Santos) e Morro de São Paulo (ilha de Tinharé), além de Trancoso, Porto Seguro e Arraial D’Ajuda.

Outra procura na agência é pelo passeio no Centro Histórico de Salvador, na região do Pelourinho, o acervo cultural e as igrejas. Tem também uma busca por aventuras no Parque Nacional da Chapada Diamantina para conhecer os cânions, ou passear pelas grutas, e, ainda, tomar um banho nos rios.

continua depois da publicidade

No receptivo BTS Travel, os agendamentos solicitados nesse segundo semestre pelos turistas são, também, os passeios pelo litoral com preferência para as ilhas. Karla Peixoto, que trabalha no setor comercial da empresa, explica que as maiores procuras são as praias nas ilhas dos Frades, Morro de São Paulo, Comandatuba e Ilhéus. Já em Salvador o passeio pelo Centro Histórico é o grande atrativo.

Karla diz que com o número maior de pessoas vacinadas a procura por passeios vem aumentando.

“A partir de julho sentimos uma grande melhora de 30% e estamos com muitas expectativas de que a partir de setembro aumente mais uns 10%. Já temos recebido muitas reservas e cotações”.

Karla explicou, ainda, que, independe da estação do ano, a procura é boa, “considerando que o verão inspira as pessoas e o fluxo é bem mais intenso”.

continua depois da publicidade

Conheça os 10 pontos turísticos mais procurados

1. Farol da Barra

Um dos pontos turísticos que mais recebe visitas, principalmente, no fim de tarde para ver o pôr do sol. O Farol da Barra, que faz parte do Forte Santo Antônio da Barra, tem um museu náutico com peças e objetos que têm mais de 300 anos.

O ponto turístico da Bahia foi o primeiro a ser construído no Brasil, em 1536. A torre, com 22 metros de altura, foi instalada para homenagear o nascimento de D. Pedro II, em 1939. Foi imprescindível para a navegação da época. Hoje, no terraço, abriga um charmoso café para quem deseja admirar a bela vista da orla baiana.

2. Praia do Flamengo

Em Salvador, só que mais afastado da movimentação do centro urbano, na divisa com a cidade de Lauro de Freitas, encontramos a praia do Flamengo. Ela tem poucas ondas, piscininhas naturais, o mar tem uma cor azul transparente, com corais e a faixa de areia é rodeada por coqueiros.

continua depois da publicidade

Outra beleza do lugar é a reserva ecológica do Parque das Dunas. É considerada reserva urbana mais extensa do Brasil, com seis milhões de metros quadrados. Tem um ecossistema com restingas, lagoas e dunas. Durante o passeio, é possível observar também algumas espécies de animais e insetos, além de apreciar a bela vista do alto do mirante.

3. Pelourinho

O Largo do Pelourinho está rodeado por casarões coloridos e igrejas históricas dos séculos 17 e 18. Muitos desses espaços se tornaram museus que contam um pouco da história do lugar. A igreja de São Francisco de construção barroca tem uma riqueza nos detalhes e é uma das mais visitadas pelos turistas.

A Fundação Casa de Jorge Amado fica em um dos casarões e, nele, é possível conhecer um pouco da história do escritor. Nas ruas, muita música, dança e rodas de capoeira, além de uma diversidade de lojas e restaurantes com comidas típicas da Bahia. Desde 1985, o Pelourinho foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e reconhecido pela Unesco.

4. Ilha dos Frades

O paraíso conhecido como Baía de Todos os Santos, que fica em Salvador, reúne 55 ilhas para além da de Frades. Uma região com águas quentes e mar calmo.

Com uma extensão de oito quilômetros, a ilha dos Frades é bastante procurada pela beleza da praia e da vegetação de Mata Atlântica que podem ser encontradas no lugar.

5. Praia do Forte

A ilha de Itaparica, no município da mata de São João, é onde vamos encontrar a bela praia do Forte. Ela está situada no lugar conhecido como Costa dos Coqueiros, que é bem badalado. Indo pela capital, fica quase 80 km de distância.

A praia do forte reserva algumas surpresas, como o Projeto Tamar de proteção as tartarugas marinhas, as ruínas do castelo Garcia Dávila, que é considerada a primeira grande construção portuguesa, em 1551. Além de peixinhos coloridos e uma faixa de recifes.

6. Morro de São Paulo

A ilha Tinharé na Costa do Dendê, onde fica o Morro de São Paulo, reúne três praias no local. A distância de Salvador é de 63 km, indo de catamarã ou barco.

A primeira praia como ficou conhecida é ótima para prática de surf. Já a segunda reúne bares e restaurantes. A terceira é onde fica a barreira de corais, na ilha de Caitá, onde você poderá ver alguns peixinhos e corais.

7. Itacaré

Um dos lugares mais procurados na Costa do Cacau é Itacaré. Distante 270 km da capital, essa faixa do litoral abriga praias paradisíacas, cachoeiras e trilhas. A praia mais badalada é a da Concha, mas existem outras próximas, como: Rezende, Tiririca, do Costa e Ribeira.

Uma das atrações é ver o pôr do sol no mirante do Xaréu. Na cidade, tem muitas lojas, cafés e restaurantes. Sendo possível aproveitar uma noite agradável e, ainda, provar dos sucos e caipirinhas preparadas da fruta do cacau.

8. Trancoso

O destino mais procurado e cobiçado de Porto Seguro é o distrito de Trancoso. Pelas praias banhadas por águas transparentes, areia branquinha, cercada por falésias e coqueiros. Só que não fica tão perto de Salvador: são mais de 700 km de distância da capital.

Um charme todo especial são as casinhas todas coloridas no distrito, que foram tombadas como patrimônio histórico da região. Pelas belezas naturais e a tranquilidade, o destino se tornou o mais procurado por famosos.

9. Arraial D’Ajuda

Também situado em Porto Seguro, no distrito de Arraial D’Ajuda, você vai encontrar um cenário de falésias na praia da Pitinga e também poder desfrutar de um dia no parque aquático, que fica na praia de Mucugê.

À noite, que é bastante badalada, há várias opções bares e restaurantes, com bebidas geladas e drinks diferentes, além de uma deliciosa gastronomia.

10. Chapada Diamantina

Um paraíso localizado na região Central da Bahia. Distante 430 km da capital Salvador, o Parque da Chapada Diamantina é para quem gosta de se aventurar no ecoturismo. Com uma vegetação de caatinga, cerrado e mata atlântica você vai encontrar um cenário de imensos paredões, cavernas, grutas, rios e cachoeiras.

As trilhas guiadas vão te levar para lugares, como: morro do Pai Inácio, Poço Encantado e Poço Azul. Além do mais, existe uma variedade de cachoeiras, entre elas: do Sossego, Fumaça e Buracão. Também tem as grutas, com destaque para Lapa Doce, Torrinha, Fumaça e Lapão.