Decreto na Bahia libera eventos para até mil pessoas; veja condições

Conforme o decreto, eventos sociais com até mil pessoas podem ocorrer, mas mantendo as medidas sanitárias e afastamento. Saiba mais.

No último sábado (11/09), o governo da Bahia publicou um novo decreto que possibilita a realização de eventos com até mil pessoas. A vigência do decreto terminará no dia 21 de setembro.

continua depois da publicidade

Conforme a redação do decreto nº 20.704, eventos sociais com até 1 mil pessoas podem ocorrer, mas mantendo as medidas sanitárias e afastamento. Com isso, museus, zoológicos, teatros, casamentos, reuniões, circos e demais eventos poderão funcionar. O decreto é válido para todo o estado e autoriza os eventos nos municípios e regiões rurais.

Ele prevê que museus e parques de exposições possam funcionar, desde que os participantes mantenham o distanciamento de um metro entre si. Por outro lado, fica proibida a realização de excursões. Outra determinação do decreto é quanto à certificação para os envolvidos no evento de que tomaram as duas doses da vacina contra a COVID-19.

continua depois da publicidade

Todas as medidas sanitárias e protocolos estabelecidos pelo SUS devem ser mantidos nesses eventos. As academias e demais espaços para desenvolvimento de atividades físicas também estão autorizados a funcionar. O governo da Bahia não informou se voltará a flexibilizar os eventos após a vigência do decreto.

Entretanto, a intenção é justamente ir testando o retorno gradual e monitorando a frequência de casos. O certificado de vacinação é emitido no momento da vacina, mas quem preferir pode conseguir através do Conect SUS do Ministério da Saúde. A aplicação registra a vacinação e, portanto, torna a entrada e saída desses eventos possível.