Bahia atualiza medidas de prevenção à COVID-19; saiba o que muda

Governo do estado da Bahia edita decreto de medidas de prevenção à COVID-19. Eventos com presença de até 1,2 mil pessoas são mantidos.

Foi divulgado no Diário Oficial do Estado da Bahia, edição de 09 de outubro de 2021, o decreto nº 20.780, que atualiza as medidas de prevenção à COVID-19 no estado. Conforme o documento, estão mantidos os eventos e atividades que reúnam até 1,2 mil pessoas, incluindo aqueles com vendas de ingressos.

continua depois da publicidade

Em todos os locais, no entanto, são recomendadas as medidas de segurança para proteção contra a COVID-19.

Decreto atualiza medidas de prevenção à COVID-19

Dentre os eventos liberados no estado da Bahia, estão a realização de cerimônias de casamento, solenidades de formatura, eventos urbanos e rurais em logradouros públicos ou privados, circos, museus, teatros, parques de exposições, feiras, passeatas, funcionamento de zoológicos e parque de diversões.

continua depois da publicidade

O decreto prevê ainda a ocupação limitada em centros esportivos, como estádios de futebol, que deverão ter ocupação de 30% da capacidade total do local. Para isso, é preciso que estejam respeitados os protocolos de segurança, como uso de máscaras e distanciamento social. Além disso, não será permitida a comercialização de bebida alcoólica.

Também deverão ser realizados os controles de fluxos de entrada e saída nas dependências do local e o contingenciamento de público nas regiões adjacentes com objetivo de evitar aglomerações.

Para entrar no estádio, o torcedor deve comprovar que tomou as duas doses da vacina contra COVID-19 ou a dose única, por meio do Certificado COVID, obtido por meio do aplicativo ‘Conecte SUS’, do Ministério da Saúde, ou do documento fornecido no ato da vacinação.

continua depois da publicidade

O decreto será válido até o dia 19 de outubro de 2021, quando serão reavaliadas as condições no estado quanto aos números da COVID-19.

Fiscalização

A fiscalização das medidas atualizadas por meio do decreto cabe aos municípios. Além disso, a Secretaria da Segurança Pública, por meio da Polícia Militar da Bahia e da Polícia Civil, irá apoiar as medidas necessárias em conjunto com Guardas Municipais.