5 curiosidades da Bahia que você talvez ainda não conheça

Muito além do Carnaval e do acarajé, esse estado é cheio de histórias e de riquezas culturais que todo mundo deveria conhecer.

Cada canto do Brasil é repleto de histórias, mas alguns lugares possuem uma magia especial. A Bahia, com certeza, é um desses casos, porque, além de ser um dos maiores estados (e sem dúvida um dos mais queridos), é o berço do País. Para provar isso, separamos algumas curiosidades sobre a Bahia que podem te surpreender.

continua depois da publicidade

1. Grande importância histórica

Em 22 de abril de 1500, Pedro Álvares Cabral e sua esquadra chegaram ao lugar que hoje é Porto Seguro. Assim, a famosa carta de Pero Vaz de Caminha descreveu, pela primeira vez, as maravilhas da Bahia para que todo o mundo pudesse invejar quem já teve o privilégio de viajar até aqui.

continua depois da publicidade

Além disso, Salvador foi até 1763 a primeira capital do que viria a ser o Brasil.

2. Constituição populacional

Desde os primeiros séculos de nossa história, é na Bahia onde existe a maior população negra do país. Inclusive, Salvador é a maior cidade com descendência africana fora do continente africano.

continua depois da publicidade

3. Gigante por natureza

É o quinto maior estado do país em área, e Salvador é a quarta capital mais populosa.

4. Terra de música e poesia

continua depois da publicidade

Usar a língua portuguesa com habilidade quase mágica é o dia a dia dos baianos e baianas. Não à toa desse lugar vieram Castro Alves, Gregório de Matos, Jorge Amado, Gal Costa, Gilberto Gil, Moraes Moreira, Caetano Veloso e tantos outros.

5. Precursora da medicina nacional

Antes mesmo de o Brasil existir como país independente, já existia ensino superior na Bahia. Isso porque em 1808 foi fundada a Faculdade de Medicina da Bahia (hoje ligada à UFBA), sendo a primeira instituição desse nível em terras tupiniquins.

continua depois da publicidade

Muitas outras coisas incríveis aconteceram e acontecem na Bahia, tantas que é impossível listar. O melhor jeito de saber as maravilhas dessa terra diversa e ensolarada é viajando por esse estado magnífico. Melhor já arrumar as malas.