Receita médica digital já pode ser validada!

Além da receita médica digital, atestados médicos também serão validados no Brasil.

Após a sanção da Lei 13.989/2020, que autoriza a prática da telemedicina, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação incluiu a partir de hoje (23) a validação da receita médica digital, bem como de atestados que poderão ser certificados como autênticos em plataforma digital.

continua depois da publicidade

A iniciativa tem apoio técnico dos Conselhos Federais de Medicina e Farmácia.

A plataforma digital para validação das informações permite ao farmacêutico checar se uma receita, que foi recebida por e-mail, tem de fato certificação digital. A receita médica digital visa auxiliar os pacientes em tempos de pandemia da COVID-19.

continua depois da publicidade

A segurança do processo é garantida pelo ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação), que é uma autarquia ligada à Casa Civil, sendo responsável pela manutenção da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). A receita médica digital já pode ser validada na plataforma.

Validação da receita médica digital

A plataforma criada tem o objetivo de contribuir nas ações do governo para diminuir a proliferação da COVID-19. O site permite validação de receita médica digital e de atestados. Além disso, visa tornar o relacionamento entre médicos, farmacêuticos e pacientes 100% online e seguro.

A ação vai validar a assinatura digital do profissional da saúde em uma prescrição médica ou atestado de afastamento.

continua depois da publicidade

Demais áreas da saúde também podem ser inseridas. Para isso, devem entrar em contato o ITI e providenciar a inserção do registro profissional para o devido tratamento.

Prática da telemedicina é autorizada enquanto durar pandemia

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei nº 13.989/2020 que autoriza a prática da telemedicina para todas as áreas da saúde enquanto durar a crise ocasionada pela epidemia da COVID-19. A lei entrou em vigor no último dia 16.

A prática da telemedicina é definida como o exercício da profissão com auxílio de tecnologias para assistir seus pacientes na prevenção de doenças e lesões e promover saúde. De acordo com o texto da lei, o médico deverá deixar o paciente ciente das limitações próprias do uso da telemedicina.

continua depois da publicidade

Para auxiliar neste momento a receita médica digital, bem como de atestados já podem ser certificados como autênticos em plataforma digital.