Acesso à cultura: museus oferecem visita virtual

Com o objetivo de incentivar o acesso à cultura em tempos de isolamento social, o projeto #CulturaEmCasa tem mais de 160 opções de conteúdo multimídia.

Com o objetivo de incentivar o acesso à cultura, no período de pandemia pelo novo coronavírus, os museus de São Paulo estão disponibilizando exposições e acervos virtuais. Essa ação é parte da campanha #CulturaEmCasa, organizada pela Secretaria da Cultura e Economia de São Paulo.

continua depois da publicidade

Além das visitas virtuais aos museus, a ação disponibiliza shows, concertos, livros, filmes e palestras. Por isso, fique em casa e aproveite.

Os interessados terão acesso a conteúdos já produzidos e a novas criações, já que as instituições se mantêm ativas no mundo virtual com novos conteúdos educativos, culturais e criativos, que são disponibilizados em suas redes sociais e plataformas digitais.

continua depois da publicidade

Com isso, o público consegue se manter interativo, ainda que à distância nesse período de isolamento social. Para o secretário Sérgio Sá Leitão, “as pessoas ainda precisam ter acesso à cultura, arte e criatividade”.

Acesso à cultura: veja o que está disponível

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

As apresentação são transmitidas, ao vivo, todos os sábados, às 16h30. Os shows são realizados no palco da Sala São Paulo, mas sem público.

O acesso à cultura fica por conta das transmissões que são disponibilizadas no canal do YouTube: Sala São Paulo.

continua depois da publicidade

Museu Catavento

Nas redes sociais do museus são disponibilizados, semanalmente, tours pelos principais espaços do museu e vídeos de experiências e curiosidades científicas. Por isso, aproveite!
A experiência pode ser por meio:
  • Facebook: cataventocultural;
  • Instagram: museucatavento;
  • Twitter: Mcatavento;
  • YouTube: “Museu Catavento”.

São Paulo Companhia de Dança

Por meio do canal no YouTube “São Paulo Companhia de Dança”, os interessados podem ter acesso a espetáculos completos que marcaram a história da companhia. Quinzenalmente, são disponibilizados novos vídeos.

Museu do Café

Atualmente está disponível a exposição “Calixto: discurso do progresso e identidade paulista”, que estava em cartaz no espaço físico do museu, e outras três.

Para acessar o conteúdo digital, acesse o site do museu.

continua depois da publicidade

Por isso, aproveite todas as oportunidades e viaje por vários lugares, sem sair de casa.

Acesso à cultura pelo mundo

Além das visitas sugeridas, algumas outras pelo mundo também podem ser feitas de forma virtual. Dentre elas está o Museu do Vaticano, que oferece uma visita à Necrópole da Via Triumphalis, uma área no subsolo dos jardins do Vaticano que reúne mausoléus, sarcófagos finamente esculpidos, estátuas e afrescos dos primeiros séculos da era cristã.

Além disso, na Itália também é possível ter acesso à cultura de forma virtual na cidade de Florença. Para isso, visite a Galleria degli Uffizi, e tesouros da arte que estão disponíveis como La Velata, de Rafael, Nascita di Venere, de Botticelli, e uma Sacra Famiglia, de Michelangelo.

continua depois da publicidade