Quem pode ser o novo presidente em 2022? Resultado de pesquisa surpreende

No meio de uma recente crise política e grave panorama de pandemia no país, uma pergunta aparece: quem podem ser o novo presidente em 2022? De acordo com a pesquisa realizada em abril pelo Instituto Paraná Pesquisas para a VEJA, a resposta ainda permanece a mesma. Jair Bolsonaro (sem partido) lidera os três cenários hipotéticos, […]

No meio de uma recente crise política e grave panorama de pandemia no país, uma pergunta aparece: quem podem ser o novo presidente em 2022? De acordo com a pesquisa realizada em abril pelo Instituto Paraná Pesquisas para a VEJA, a resposta ainda permanece a mesma. Jair Bolsonaro (sem partido) lidera os três cenários hipotéticos, já considerando a candidatura do ex-ministro Sérgio Moro.

continua depois da publicidade

Em duas situações, o atual presidente da República se mantém na primeira colocação e de maneira isolada. No terceiro cenário, entretanto, a disputa fica mais acirrada do que as demais: Sérgio Moro tem 18,1% das intenções de votos, enquanto Bolsonaro garante a eleição com 27%.

Dessa maneira, o ex-ministro estaria tecnicamente empatado com Fernando Haddad (PT), dentro do limite da margem de erro (14,1%). A pesquisa, realizada entre os dias 26 e 29 de abril de 2020, considerou todos os potenciais candidatos que já haviam declarado interesse no cargo.

continua depois da publicidade

Lembrando que os dados foram elaborados durante a crise política que rendeu acusações ao atual presidente por interferência política na Polícia Federal.

Novo presidente em 2022: as pesquisas podem sofrer alterações nos próximos meses?

Mesmo com as polêmicas envolvendo seu nome, Jair Bolsonaro continua mantendo índice o suficiente para levá-lo ao segundo turno. Por outro lado, para convencer o restante do eleitorado, ele terá que superar a crise atual e aprimorar a nota de sua gestão.

Isso porque Bolsonaro, conforme pesquisa, tem 51,7% de desaprovação contra 44% que apoiam seu governo atual. Outro dado negativo é que 39,4% dos consultados avaliam a gestão como ruim ou péssima.

continua depois da publicidade

Nos últimos acontecimentos, ele rompeu com diversos ministros que eram considerados de confiança e foi criticado pela grande mídia. Bolsonaro, dentro dessas perspectivas, conseguiria manter os bons índices para ser o novo presidente em 2022?