Pandemia da COVID-19: como aumentar a imunidade?

Em meio a pandemia da COVID-19, aprenda a aumentar a sua imunidade.

Em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus, muitas pessoas estão buscando alternativas para aumentar a imunidade. Quanto mais forte seu sistema imunológico estiver, menores são as chances de ficar doente, ter uma viroses e ou pegar gripes comuns. Dessa maneira, você evita ter que ir a hospitais para tratar casos “leves”, mantendo o isolamento social.

continua depois da publicidade

Pessoas que possuem problemas médicos prévios, sistemas imunológicos comprometidos ou acima de 65 anos de idade estão em grupos considerados de maior risco de contágio. Para tentar evitar a doença é importante estar com o sistema imunológico fortalecido.

A alimentação em meio à pandemia do novo coronavírus

Alguns alimentos são essenciais para fortalecer o sistema imunológico e, por isso, devem ser introduzidos nas rotinas alimentares.

continua depois da publicidade

A grande recomendação é de que a alimentação seja saudável, regular e rica em vitaminas. Veja em quais alimentos são encontradas algumas vitaminas:

  • Vitamina A: vegetais alaranjados e brócolis;
  • Vitamina C: frutas cítricas;
  • Selênio: peixes e frutas;
  • Ferro e proteínas: carnes e leguminosas.

A vitamina C é muito associada à imunidade, principalmente em casos ligados ao sistema respiratório. Mas, de acordo com a médica nutróloga Ana Luísa Villela em entrevista para o portal E+, do Estadão, é preciso atenção para a quantidade consumida.

De acordo com a médica, o excesso de vitamina C, por exemplo, pode acarretar em cálculos renais e problemas gastrointestinais. Por isso, é importante o auxílio do profissional de saúde para determinar a necessidade de cada organismo.

continua depois da publicidade

Consuma água para aumentar a imunidade!

A água compõe até 60% do corpo humano e é usada em todas as reações químicas. Manter o corpo hidratado é fundamental para uma boa imunidade.

Um adulto pode perder até 2,6 litros de água por dia, a maioria pela urina e, essa reposição deve ser garantida por meio da ingestão de bebidas e alimentos.

Por isso, o consumo médio de dois litros de água deve ser garantido para auxiliar na promoção da saúde.

continua depois da publicidade

Mantenha uma rotina

É de extrema importância manter uma estabilidade na rotina durante o isolamento social, com horários estabelecidos para cada atividade. Assim, o corpo vai se adequar aos horários e o nível de estresse pode ser reduzido.

Além de investir em uma alimentação adequada, as atividade físicas também são recomendadas, pois permitem que o organismo crie um mecanismo antioxidante para diminuir o estresse pontual, melhorando o sistema imunológico. Para isso, porém, é preciso que as atividades físicas sejam regulares e não pontuais. Com o isolamento social, recomenda-se como alternativas: subir e descer escadas, pular corda e até pedalar.

Para agregar na rotina de bons hábitos, tenha uma boa qualidade de sono, pois é assim que o corpo recupera suas energias e se prepara para o próximo dia.

continua depois da publicidade

Por isso, é importante respeitar as oito horas recomendadas de sono para um ajuste do metabolismo.