Caixa prorroga pausa do pagamento de financiamento imobiliário

A Caixa Econômica Federal (CEF) ampliou a pausa automática no pagamento de financiamento imobiliário por 120 dias, especificamente aos que haviam solicitado o benefício. Além do mais, a partir de agora, quem realizar o pedido também já terá a suspensão prorrogada pelo mesmo período. continua depois da publicidade A nova decisão vale para as pessoas […]

A Caixa Econômica Federal (CEF) ampliou a pausa automática no pagamento de financiamento imobiliário por 120 dias, especificamente aos que haviam solicitado o benefício. Além do mais, a partir de agora, quem realizar o pedido também já terá a suspensão prorrogada pelo mesmo período.

continua depois da publicidade

A nova decisão vale para as pessoas físicas e jurídicas. No primeiro caso, a ampliação na pausa vale para o financiamento habitacional e Crédito Imóvel Próprio (home equity). No segundo caso, os financiamentos devem estar relacionados com a produção de empreendimentos e aquisição/construção de imóveis comerciais – caráter individual.

“Ao estender a pausa na prestação do contrato habitacional para quatro meses, o banco oferece às pessoas e empresas a oportunidade de reprogramar seu orçamento diante das dificuldades que vêm enfrentando nesse período”, comentou o presidente da Caixa, Pedro Duarte Guimarães.

continua depois da publicidade

As informações foram divulgadas pela Agência Brasil. O prazo havia sido anteriormente firmado em três meses, mas o prazo máximo se estendeu para mais 30 dias.

Financiamento imobiliário

De acordo com a CEF, a medida integra as ações para enfrentar os impactos econômicos ocasionados pela pandemia do novo coronavírus. Ao menos 2,3 milhões de pessoas já realizaram o pedido para a pausa na prestação habitacional e no financiamento imobiliário.

Mas o que acontece com os mutuários que solicitam a interrupção momentânea no contrato? Eles deverão pagar juros, seguros e taxas acrescidas ao saldo devedor. Lembrando que os valores e prazos complementares não sofreram mudanças específicas.

continua depois da publicidade

Confira outras normas importantes:

  • Para pessoas físicas, a ampliação na pausa é permitida para o financiamento imobiliário (habitacional) e Crédito Imóvel Próprio (home equity);
  • As pessoas físicas, tanto com pagamentos normalizados quanto em atraso de até 180 dias, têm o direito de solicitar a carência.
  • Clientes que utilizaram o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para abater uma parte da prestação também podem solicitar;
  • As pessoas jurídicas só podem realizar a pausa se estiverem com os pagamentos em dia ou com atraso de no máximo, duas parcelas (60 dias).

Como solicitar a pausa no financiamento imobiliário?

Ainda é possível realizar a solicitação da pausa no financiamento imobiliário. Basta seguir algumas instruções simples. Veja:

  • Pessoa física: será necessário acessar o aplicativo “Habitação CAIXA”, que está disponível para sistemas Android e iOS. Além disso, os pedidos podem ser feitos pelos telefones 3004-1105 e 0800 726 0505, de segunda a sexta, das 8h às 20h. Também existe uma forma automatizada pelo número 0800 726 8068, em qualquer horário de segunda a sexta ou aos sábados (das 10h às 16h);
  • Pessoa jurídica: A pausa no financiamento imobiliário pode ser solicitada pelo número 0800 726 8068 (via opção 2.4) ou requerida ao gerente de relacionamento. Para contratos de financiamento à produção de empreendimentos, a solicitação é realizada apenas por meio do gerente de relacionamento.