Recorde: pedidos de crédito caem 25,7% em abril

Principal motivo da queda seria a crise provocada pelo novo coronavírus.

Indicadores da Serasa Experian indicam que os pedidos de crédito caíram 25,7% no mês de abril, se comparado com o mesmo período de 2019. Este foi o menor registro nos 12 anos em que a pesquisa vem sendo feita.

continua depois da publicidade

Mesmo que a comparação seja feita anualmente, o mês de abril de 2020 ainda tem um péssimo desempenho se comparado com março do mesmo ano. A queda no período de 30 dias foi de 13,5%.

Entre as causas, é apontado que a pandemia provocada pelo novo coronavírus é o principal fator para a diminuição histórica dos pedidos de crédito. Além disso, o levantamento aponta as consequências da crise econômica como, desemprego, perda de confiança do mercado e redução de renda.

continua depois da publicidade

Tudo isso leva à uma grande insegurança por parte dos consumidores. Uma pessoa que antes não via problema em se endividar, agora possui um maior receio pois se encontra desempregada ou não tem garantia de manutenção de renda no futuro.

A tendência do consumidor, no momento, é focar nos gastos de primeira necessidade como comida e demais despesas domésticas. Compras de novos bens foram deixadas de lado. Isso quer dizer que, ao menos por algum tempo, a compra de imóveis, carros ou mesmo viagens mais caras sofrerão grandes impactos.

Ainda de acordo com a Serasa Experian, a classe que mais sofreu com a crise provocada pelo coronavírus foi a das pessoas mais pobres, cuja renda não ultrapassa os R$ 500 mensais. Para essas pessoas a demanda caiu mais do que a média de abril. No caso, o recuo foi de 27,5%.

continua depois da publicidade

Pedidos de crédito digital crescem

De acordo com uma publicação da revista Forbes, apesar dos pedidos de crédito terem caído em bancos e também em outras instituições financeiras, houve uma demanda maior na parte digital. Por conta da pandemia, muitas pessoas decidiram fazer empréstimos sem sair de casa. Logo, as plataformas online se tornaram as melhores opções. O estudo foi feito pela Acesso Digital, entre os dias 01 e 26 de abril.