Auxílio emergencial terá ferramenta de contestação de resultado

Novidade foi anunciada pelo ministro Onyx Lorenzoni.

Foi anunciado nesta segunda-feira (01/06) que uma ferramenta específica será criada pelo governo com o objetivo de se contestar a negativa do pedido de auxílio emergencial. Milhares de brasileiros reclamaram nas redes sociais e também via imprensa que o pedido do benefício teria sido negado incorretamente.

continua depois da publicidade

O ministro falou sobre a novidade durante um programa de TV na Rede Bandeirantes. Ele classificou a ferramenta como uma esteira de contestação. A nova funcionalidade deve ser divulgada oficialmente ainda esta semana.

As denúncias sobre pessoas que não estariam qualificadas e que receberam o auxílio também atingiram o governo. Além disso, as formas de contestação ou para refazer o cadastro são lentas, assim como o processo de análise.

continua depois da publicidade

É preciso ressaltar que quem não estiver no Cadastro Único precisa se registrar. A inscrição pode ser feita no aplicativo do Auxílio Emergencial (disponível para Android e iOS) ou no site do benefício para poder receber o dinheiro. O pagamento pode ser acompanhado pelo aplicativo Caixa Tem ou por meio da conta bancária do interessado.

O governo estima que a criação da ferramenta poderá resolver o problema de cerca de 500 mil pessoas. Atualmente, só existem duas maneiras, um pouco demoradas, de se tentar contestar o pedido de auxílio. Mas, antes, é preciso ver qual a sua situação.

Como consultar o motivo do auxílio ter sido negado

O governo lançou uma opção para que o cidadão possa consultar o motivo do pedido ter sido negado. No caso, basta o interessado entrar no site do Dataprev. Após preencher seus dados e fazer a confirmação, uma nova página abrirá detalhando o motivo pelo qual o requerente não foi aprovado.

continua depois da publicidade

Como contestar por enquanto

É possível contestar a resposta do auxílio emergencial ao refazer o cadastro (somente em casos cuja resposta foi “inconclusivo”) ou por meio do site ou aplicativo do Auxílio Emergencial. Se tratando da segunda opção, basta ir na opção “Acompanhe sua solicitação”. Depois clique em “Contestar essa informação” e confirme o pedido.