Mercado prevê que de 6,25% do PIB brasileiro

Previsão do mercado financeiro demonstra um cenário pior que o do governo federal.

O mercado financeiro prevê uma queda de 6,25% do Produto Interno Bruto (PIB). A informação foi divulgada por meio do boletim Focus, publicação semanal feita com anuência do Banco Central (BC).

continua depois da publicidade

Essa foi a décima sexta revisão feita por economistas e pessoas ligadas ao mercado. Anteriormente, a previsão estava demonstrando um recuo de 5,89%. O principal fator da queda é a pandemia provocada pelo novo coronavírus que já matou dezenas de milhares de pessoas no Brasil e centenas de milhares no resto do mundo.

Apesar da queda este ano, o mercado financeiro possui a expectativa de que o PIB volte a crescer no ano de 2021. No caso, a previsão gira em torno de 3,5% de alta.

continua depois da publicidade

Outras previsões do mercado financeiro

Ainda foi previsto que o dólar irá permanecer na casa dos R$ 5,40 até o final do ano. Já para o ano que vem, a moeda americana deve sofrer uma pequena baixa, indo para R$ 5,08. Por outro lado, segundo o Focus, a inflação deve ficar na casa de 1,55% em 2020 e 3,10% em 2021.

Previsão do governo destoa

A previsão do mercado possui um cenário mais pessimista que o do governo federal. No dia 13 de maio, o Ministério da Economia anunciou que a queda do PIB seria de 4,7%. Assim como instituições privadas, a justificativa para a queda seria a pandemia do novo coronavírus.

Todavia, é possível que o governo reveja os seus números. Mesmo que a queda seja de 4,7%, já seria a pior retração do PIB desde 1962. É válido lembrar que em 2019, o PIB fechou com o crescimento em 1,1%. Assim como o mercado financeiro, o governo prevê alta no PIB de 2021 (3,2%).

continua depois da publicidade

PIB teve queda de 1,5% no primeiro trimestre

Para reforçar o cenário de crise econômica que o país está atravessando, recentemente, o IBGE divulgou dados dos três primeiros meses do PIB brasileiro. Segundo o levantamento, a produção nacional caiu 1,5% no primeiro trimestre de 2020. O número é preocupante tendo em vista que e a quarentena só começou em março e os meses de janeiro e fevereiro, mesmo dentro da normalidade, não tiveram grande desempenho.

O que é o PIB

O Produto Interno Bruto (PIB) é uma forma de se medir todas as riquezas que foram produzidas pelo país durante um período de tempo determinado. Geralmente, o PIB é divulgado a cada três meses e por fim, anualmente.

Por ser a soma de todas as riquezas de uma nação, o PIB costuma ser utilizado para se medir a saúde econômica. Se há crescimento no PIB, é um bom sinal, pois o país está produzindo mais. A queda é ruim, pois indica que o país pode estar passando por alguma crise econômica.

continua depois da publicidade