PIB tem queda de 1,5% no primeiro trimestre

De acordo com o IBGE, queda do PIB no primeiro trimestre é a maior desde 2015.

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro teve queda de 1,5% no primeiro trimestre de 2020. A comparação foi feita em relação aos três últimos meses de 2019. De acordo com o IBGE, isso representa a produção de R$ 1,803 trilhão.

continua depois da publicidade

O desempenho negativo é confirmado mesmo se comparado com o primeiro trimestre de 2019. Neste caso, a queda seria de 0,3%. É válido lembrar que em 2019 o PIB do Brasil cresceu 0,9% o que demonstrava uma lenta recuperação após as fortes quedas de 3,5% em 2015 e 3,3% no ano de 2016.

A queda no primeiro trimestre de 2020 marca o primeiro resultado negativo após quatro trimestres positivos, sendo o pior desde 2015. O IBGE também comparou o PIB do primeiro trimestre de 2020 com outros anos. No caso, o Brasil atual está com um PIB equivalente ao primeiro trimestre de 2012.

continua depois da publicidade

A última queda em um trimestre foi registrada no quarto trimestre de 2018. Apesar do resultado negativo, o restante do ano compensou o desempenho ruim e o país fechou no azul. Em 2018 houve crescimento total de 1,1%. Não é algo que se espera em 2020, muito por conta do novo coronavírus.

Coronavírus gera preocupação

A pandemia provocada pelo novo coronavírus gera preocupação no governo federal. Antes mesmo de milhões de pessoas entrarem em quarentena, a economia brasileira não estava tendo um grande desempenho, vide o resultado do ano de 2019. Porém, naquela época ainda se podia contar com o desempenho dos mercados internacionais.

Como a crise do coronavírus é global, há uma expectativa de que o PIB do planeta passe por uma recessão. Além disso, países onde a pandemia durar mais serão os mais impactos economicamente. Já existem previsões como as do Banco Mundial que estimam que a queda anual do PIB brasileiro será de 5%, uma das piores da história do país. O governo prevê retração de 4,7%.

continua depois da publicidade

O que é o PIB?

O Produto Interno Bruto, mais conhecido pela sigla PIB é a soma de todas as riquezas produzidas pelo país durante um período de tempo. Nele estão contabilizados bens e prestação de serviços de qualquer natureza.

Por conta dessa soma do que se produziu no país, o PIB é utilizado como um dos mais importantes indicadores econômicos para se avaliar a condução de uma nação. Se o PIB sobe quer dizer que a nação está ficando mais próspera. Se cai, é um forte indicador de que se está produzindo menos e consequentemente, o país passa por algum tipo de crise econômica.

Além disso, o PIB serve como base para outros índices que procuram demonstrar a situação socioeconômica de uma nação como o PIB per capta, Gini e o IDH.

continua depois da publicidade