Lugares que precisam ser higienizados por causa do coronavírus

Existem alguns objetos que tocamos todos os dias que precisam ser higienizados, pois eles podem se tornar focos de transmissão.

No período de quarentena, enquanto estamos isolados, ficamos protegidos dos perigos que vêm de fora. Mas, eventualmente, você precisará sair para ir ao mercado, por exemplo. Ao chegar em casa você vai pegar na chave, na maçaneta, no interruptor… são vários pequenos possíveis focos de contaminação. Lugares dentro de casa que precisam ser higienizados frequentemente para evitar a transmissão de doenças. 

continua depois da publicidade

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o coronavírus é transmitido por gotículas que ficam nas superfícies. Então se você tocar num local contaminado e depois passar a mão no rosto muito provavelmente será infectado. Por isso é importante manter esse hábito simples de higiene. A COVID-19 colocou todo mundo em estado de alerta e uso do álcool em gel também cresceu muito como alternativa de higienização fora de casa. Essa é a primeira forma de combate a qualquer doença. 

Portanto, precisamos ficar atentos a esses pequenos pontos que não parecem importante. Esses objetos que precisam ser higienizados são aqueles que fazem parte do nosso dia-a-dia, que sempre tocamos e muitas vezes esquecemos de limpar. Confira a lista: 

continua depois da publicidade

Celular e carregador; 

  1. Interruptores e tomadas; 
  2. Descargas; 
  3. Maçanetas; 
  4. Aspirador de pó; 
  5. Microondas; 
  6. Puxadores (geladeira, armários e gavetas); 
  7. Sacolas de compras; 
  8. Frascos de produtos de limpeza e de uso pessoal; 
  9. Chaves; 
  10. Volante e freio de mão; 
  11. Caixa postal. 

Como fazer a higienização desses lugares 

Aposto que você nunca tinha parado para pensar nisso. Quantas vezes você liga a luz do seu quarto ou abre a geladeira ou toca no seu celular em um dia? Todos esses objetos precisam ser higienizados e não é difícil fazer isso. De acordo com João Prats, infectologista da A Beneficência Portuguesa de São Paulo, você precisa apenas de água e sabão, porque eles retiram a cápsula de gordura protetora do vírus e o destroem. 

“Além desses, produtos de limpeza com cloro e até mesmo o álcool ‘comum’, com porcentagem menor, são efetivos”, afirma Prats. Então, você pode matar o coronavírus sem precisar de algo muito mirabolante. Para objetos deve-se usar: 

continua depois da publicidade
  • Água sanitária; 
  • Desinfetantes em geral;  
  • Limpadores multiuso com cloro ou álcool; 
  • Álcool de limpeza (líquido, com concentração entre 60% e 80%); 
  • Detergente e sabão. 

Enquanto para o corpo, o infectologista explica que “no caso do álcool, o valor de 70% é o recomendado para higienizar o corpo por ser o mais efetivo. Na mão, a limpeza precisa ser imediata”. Quanto às máscaras usadas para proteção pessoal ao sair de casa, você pode deixar 10 minutos de molho na água com sabão e depois lavar normalmente. Evite, também, entrar de sapato em casa. Tente tirar os calçados na porta e lavar suas solas.