Canal para denúncias trabalhistas é lançado pelo Ministério da Economia

Segundo o portal do governo, denúncias trabalhistas são feitas em 15 minutos por terem menos burocracia do que o serviço presencial.

No mês passado o Ministério da Economia abriu um canal online para denúncias trabalhistasA plataforma foi criada para o trabalhador fazer sua queixa de forma mais simples, rápida e fácil sem precisar ir a uma Agência do Trabalho. em seu em seu emprego sem sair de casa. A ideia da reclamação pela internet é diminuir a burocracia do serviço que só existiam de forma presencial. 

continua depois da publicidade

De acordo com o governo, “o serviço reduz custos e melhora a gestão pública, e servidores que atuavam no atendimento presencial poderão ser deslocados para realizar outras atividades”. Além disso, o sistema virtual ainda evita aglomerações. Sendo assim, servidores e reclamantes ficam protegidos de possível contaminação pela COVID-19. 

Como fazer denúncias trabalhistas? 

O sistema foi montado pela Secretaria do Trabalho e está disponível portal Gov.br. As denúncias trabalhistas não podem ser anônimas, no entanto a plataforma do governo garante total sigilo de dados prestados. As queixas podem ser feitas por: 

continua depois da publicidade
  • Trabalhadores e cidadãos em geral; 
  • Sindicatos e associações trabalhistas;  
  • Organizações que se relacionam com a norma do trabalho. 

As denúncias trabalhistas são gratuitas e demoram apenas 15 minutos para serem incluídas. Para fazer a queixa você deve: 

  1. Acessar o sistema no Gov.br; 
  2. Ir em “etapas para a realização desse serviço”; 
  3. Escolher qual tipo de denúncia será feita; 
  4. Clicar no link em azul. 

Reclamações gerais são feitas por meio de um formulário. Para isso, é preciso criar um login no portal do governo e depois preencher as informações. Enquanto em situações semelhantes à de escravo, o trabalhador será redirecionado para outra página. Nela basta clicar em “realizar denúncia” e indicar os dados pedidos. Apenas nesses casos a identidade do reclamante poderá ser emitida.