Reagendamento de perícias médicas pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS

Na última semana, o do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) disponibilizou aos segurados fazer o reagendamento de perícias médica por meio do aplicativo Meu INSS. continua depois da publicidade A realização de perícia é necessária para a concessão de benefícios como: auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, aposentadoria da pessoa com deficiência, Benefício de Prestação Continuada […]

Na última semana, o do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) disponibilizou aos segurados fazer o reagendamento de perícias médica por meio do aplicativo Meu INSS.

continua depois da publicidade

A realização de perícia é necessária para a concessão de benefícios como: auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, aposentadoria da pessoa com deficiência, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e outros.

Meios de agendamento

O agendamento pode ser feito pelo telefone 135, no site Meu INSS ou pelo aplicativo de celular Meu INSS, disponível para ser acessado pela internet do computador ou pelo telefone móvel. Quem já usava o serviço no aplicativo do celular precisar atualizar o dispositivo para a nova versão disponível nas plataformas dos celulares(iOS e Android).

continua depois da publicidade

Como reagendar perícia médica no INSS

  • Passo 1: acesse o aplicativo ou site do ‘Meu INSS’;
  • Passo 2: efetue o login na plataforma;
  • Passo3: Clique em ‘Agendar Perícia’
  • Passo 4: Selecione uma das opções: ‘Perícia inicial’; ‘Perícia de prorrogação’; e “Remarcar perícia” (reagendamento);
  • Passo 5: Siga os próximos passos e finalize o agendamento

O acompanhamento do pedido pode ser realizado por meio da opção ‘Agendamentos/Solicitações’.

Com a volta das perícias, o segurado que queira antecipar o auxílio-doença pode conseguir o valor de R$ 1.045 do auxílio de modo remoto até o dia 31 de outubro. Para tal, a pessoa interessada deve anexar um atestado médico ao requerimento feito, exclusivamente, pelo Meu INSS.

Para aqueles que tiveram a concessão antecipada desse mesmo valor até a data de 2 de julho, o INSS divulgou que caso exista diferença dos atrasados, ela será quitada automaticamente até o final do mês de outubro. Sem necessidade de realizar uma perícia, desde que esse benefício não tenha prorrogação. O Instituto ainda divulgará a data exata da quitação.

continua depois da publicidade

INSS na pandemia

Para combater a propagação da COVID-19, muitas unidades de atendimento do INSS fecharam ou sofreram faltas de profissionais ao longo do ano, por conta da insuficiência de medida sanitárias ou por alguns profissionais se encaixarem no grupo de risco para agravamento da doença.

Com a flexibilização da quarentena, as perícias começaram a ser retomadas gradualmente desde 14 de setembro nos postos da Previdência Social. O INSS demanda que os segurados garantam sua vaga de atendimento por meio do agendamento para que a quantidade de pessoas que circularão nos postos, seja monitorada, evitando aglomerações.

vincular essa imagem ao último título

Agências em funcionamento na quarentena

Para consultar quais agências estão com o atendimento presencial restabelecido, é possível acessar o site covid.inss.gov.br. No menu à esquerda, clique na opção “Mapa das agências abertas”.

continua depois da publicidade